Catorze grupos apresentam-se amanhã ao 25.º Encontro de Cantares de Reis das Escolas
Reviver a tradição e estimular a defesa do património cultural pelas escolas e seus alunos
16 de janeiro, 2025
O Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos recebe amanhã, 17 de janeiro, o XXV Encontro de Cantares de Reis das Escolas onde se vão apresentar 14 grupos, num total de 713 crianças dos jardins de infância e escolas básicas de 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas e 33 do Centro Social de Cabeceiras de Basto.
Com esta iniciativa, dinamizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, pretende-se reviver a tradição e estimular a defesa do património cultural, promovendo a recolha e recriação dos Cantares dos Reis por parte das escolas e dos seus alunos.
O evento tem início marcado para as 14 horas.
Nesta edição 2025 sobem ao palco 14 grupos constituídos por alunos das cinco escolas básicas e dos jardins de infância do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, bem como do Centro Social.
A escola Padre Dr. Joaquim Santos traz a este encontro os Cantadores dos Reis, os Pastores, os Peregrinos, os Reis Magos e os Mensageiros; a escola Prof.ª Filomena Mesquita os Reizinhos do Cabido, os Gaspares, os Belchiores e os Baltazares; a escola da Ferreirinha – Cavez os Cantadores da Ferreirinha; a escola do Arco de Baúlhe os Reizinhos do Arco e os Romeiros do Arco; a escola de Pedraça os Pedracinhas; e o Centro Social de Cabeceiras de Basto os Pequenos Cantores.
Todos os grupos participantes receberão um prémio de participação no valor de 80 euros a utilizar numa livraria/papelaria do concelho.
À semelhança dos anos anteriores, no final da iniciativa será oferecido um pequeno lanche a todas as crianças participantes.