Sistemas de incentivos apresentados aos empresários cabeceirenses
Apoios concedidos pela União Europeia apoiam empresas para melhoria dos sistemas económicos
15 de janeiro, 2025
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, esteve ontem, dia 14 de janeiro, presente na sessão de informação sobre sistemas de incentivos aos empresários, iniciativa dinamizada pela Câmara Municipal e que contou também com a presença da Secretária Executiva da Comunidade Intermunicipal do Ave, Marta Coutada, e do técnico Geraldo Castro.
A sessão, que decorreu no Espaço Ilídio dos Santos – Acolhimento ao Visitante, contou igualmente com a presença do vereador Fernando Basto, bem como do movimento empresarial do concelho e público em geral.
Em cima da mesa estiveram os avisos: NORTE2030-2024-62 – Sistema de Incentivos de Base Territorial – Ave e NORTE2030-2024-102 – Apoio à criação de emprego e microempreendedorismo.
O primeiro, cujas candidaturas devem ser efetuadas até ao final do presente mês de janeiro, tem uma dotação orçamental de 3.660.915 euros e tem como principal objetivo a expansão ou modernização da atividade empresarial.
O segundo aviso, que prevê o apoio à criação de postos de trabalho, tem candidaturas abertas até ao final do mês de março de 2025, apresentando uma dotação de 1.125.482,31 euros. A duração máxima do apoio é de 24 meses em territórios de baixa densidade e de 18 meses nos restantes territórios.
No decurso desta sessão de apresentação/esclarecimento foram apresentadas as condições específicas de elegibilidade dos beneficiários, bem como as suas obrigações, entre outros critérios.
Depois dos apoios concedidos pela Comissão Europeia a entidades públicas e às populações, agora são as empresas a poderem ser apoiadas. O grande objetivo da União Europeia é a melhoria dos sistemas económicos, o apoio à economia local; fomentar a robustez e adaptabilidade do tecido empresarial às novas realidades.
Pretende-se, desta forma, combater desafios diferenciados, aproveitando o know – how existente, e robustecer as empresas.