Conteúdo

Designados representantes para Agrupamento de Escolas

Deliberações da reunião de 10 de Março de 2011

11 de março, 2011
Sob a presidência do Engº Joaquim Barreto, reuniu no dia 10 de Março, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto. Dos assuntos tratados, o destaque vai para a designação dos representantes do Município para o Conselho Geral Transitório do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto.
Dr. Serafim China Pereira, Presidente da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, António Fernando Ferreira Basto, Presidente da Assembleia Geral da Probasto e membro do Conselho Municipal de Segurança e Drª Irene Fontes, dirigente desta Câmara Municipal com responsabilidades no sector do pessoal, são os três elementos efectivos designados pelo executivo para fazer parte deste órgão que integra na totalidade 21 elementos em representação do pessoal docente, não docente, pais, encarregados de educação, alunos, município e comunidade local. Como suplentes foram ainda indicados a Drª Maria de Fátima de Neiva Oliveira e Luís Filipe Gonçalves da Silva.

Recorde-se que com a formação do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, que surgiu em Agosto de 2010 na sequência da extinsão dos Agrupamentos de Escolas de Refojos e de Arco de Baúlhe, o conselho geral é o ‘novo’ órgão de direcção estratégica responsável pela definição das linhas orientadoras da actividade da escola, assegurando a participação e representação da comunidade educativa, nos termos e para os efeitos do nº4 do artigo 48º da Lei de Bases do Sistema Educativo.


O Município de Cabeceiras de Basto tem sido ao longo dos anos, um parceiro activo neste sector assumindo os desafios preconizados na Carta Educativa concelhia, tendo em vista um projecto educativo mais amplo de e para o concelho.

Por outro lado, a escola a tempo inteiro estimulou o aparecimento de novas actividades destinadas aos alunos. Actividades essas, que exigem um maior acompanhamento de todos os agentes educativos, nomeadamente da Câmara Municipal que tem responsabilidades directas em sectores como, no fornecimento de refeições nas cantinas escolares (assumindo no ano transacto valores que ascenderam os 100 mil euros), nos transportes escolares (nos quais suportou no ano passado, cerca de 355 mil euros), no prolongamento de horário - componente de apoio à família, na acção social escolar, bem como, nas actividades de enriquecimento curricular, representando assim, um trabalho alargado, de muita responsabilidade, que bem desenvolvido contribui grandemente para o sucesso educativo.

De referir ainda, que nos últimos três anos tem sido avultado o investimento feito pela Câmara Municipal no sector da educação, seja através das actividades levadas a cabo diariamene, seja através da beneficiação e/ou construção de novos edifícios, tais como, o Centro Escolar Padre Dr. Joaquim dos Santos, já em funcionamento e avaliado em 3.315.833,00 euros; o Centro Escolar do Arco de Baúlhe, em fase de construção e que representa um montante total de 1.357.520,00 euros; e a substituição integral do antigo ciclo (Escola Básica de Cabeceiras de Basto), em fase adiantada e avaliado em 6.171.277,00 euros. A edificação destes três equipamentos já executados ou ainda em execução traduz-se num investimento global de 10.844.631,00 euros.

Neste sector, estão igualmente previstas outras obras, tais como, a grande remodelação do Centro Escolar de Refojos II, obra avaliada em 2.009.388,00 euros; a construção do pavilhão desportivo da escola básica de Cabeceiras de Basto, orçado em 1.000.000,00 euros; assim como, a implementação do Plano Tecnológico da Educação no Concelho que incide na colocação de quadros interactivos e videoviligância nos Centros Escolares, representando um investimento de 117.161,00 euros.

Em suma, de 2008 até 2011, o investimento global no sector da Educação em Cabeceiras de Basto é de 24.815.812,15 euros.


Espaços de Convívio e de Lazer
No decurso desta reunião, o executivo municipal decidiu igualmente celebrar um protocolo de cedência de instalações das antigas Escolas Básicas de Eiró- Riodouro e Moimenta – Cavez, com a Basto Vida – Serviços de Acção Social e Cuidados de Saúde, Cooperativa de Interesse Público de Responsabilidade Limitada.
Trata-se de uma decisão que visa dar continuidade ao projecto de dinamização de Espaços de Convívio e de Lazer, levado a cabo em diferentes locais do concelho, procurando satisfazer e dar respostas a um sector numeroso da população, que são os mais idosos.

A dinamização destes espaços, contribui assim, para que as pessoas possam, numa relação de convívio e de lazer, ter actividades e ocupações que lhes permitam uma melhor qualidade de vida, através da participação em diversas acções seja artesanais, seja desportivas como a ginástica, ou ainda na música, na natação, nos jogos de mesa, na leitura, ou simplesmente na partilha de vivências e recordações.


De referir ainda, que a dinamização destes espaços permite também incentivar a participação e potenciar a inclusão social, fomentar as relações interpessoais e integeracionais e contribuir para retardar ou evitar a institucionalização. Os Espaços de Convívio e de Lazer, encontram-se devidamente apetrechados e contam com o apoio de uma auxiliar na realização das diversas actividades levadas a cabo.
Scroll