Briefing do Centro de Coordenação Operacional Sub-Regional do Ave
Marcado pela inauguração da exposição «Fogo Frio»
9 de janeiro, 2025
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, esteve ontem, dia 8 de janeiro, presente no Briefing do Centro de Coordenação Operacional Sub-Regional do Ave que se realizou na Casa do Tempo, dirigido pelo Comandante Sub-Regional Regional de Emergência e Proteção Civil do Ave, Rui Costa.
O Briefing Técnico Operacional contou, ainda, com a presença da Secretária Executiva da CIM do Ave, Marta Coutada, do vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Ricardo Alves, da 2.ª comandante Sub-Regional do Ave, Celina Oliveira, bem como de coordenadores Municipais de Proteção Civil, Gabinetes Técnicos Florestais, corpos de Bombeiros da sub-região do Ave, delegação do Arco de Baúlhe da CVP, Federação de Bombeiros do Distrito de Braga, GNR, PSP, ICNF, ULS do Alto Ave, INEM, entre outros elementos da proteção civil.
No início da reunião, o comandante Rui Costa apresentou um Voto de Pesar pelo falecimento do bombeiro de Odemira, na sequência de um acidente ocorrido a 1 de janeiro de 2025, cumprindo-se, no final desta reunião, um minuto de silêncio pela sua morte.
Ocorrências significativas, avaliação de riscos, previsões meteorológicas, entre outros itens de relevo foram apresentados no decurso deste Briefing do Centro de Coordenação Operacional Sub-Regional do Ave.
A reunião de trabalho culminou com a inauguração da exposição interativa “Fogo Frio”, coordenada pela investigadora Conceição Colaço do Instituto Superior de Agronomia, mostra que estará patente ao público na Casa do Tempo atá ao próximo dia 16 de janeiro.
Trata-se de uma exposição interativa onde é possível interagir e aprender através de jogos relacionados com a utilização do fogo tradicional e do fogo controlado de modo a sensibilizar os seus visitantes para as matérias relacionadas com o uso do fogo.
Esta exposição/jogo resulta de um projeto selecionado no Orçamento Participativo de Portugal em 2017 e tem como principal objetivo a prevenção.
Para além da população em geral, esta mostra tem também como destinatários a comunidade escolar.
Note-se que a exposição “Fogo Frio” dinamizada no nosso território pela CIM do Ave deverá seguir, posteriormente, para outros municípios do Ave durante os meses de janeiro, fevereiro e março.