Presidentes das Câmaras de Cabeceiras de Basto e de Sury-le-Comtal assinalaram 10 anos de geminação
Deslocação a França da comitiva cabeceirense aconteceu entre os dias 7 e 9 de dezembro
11 de dezembro, 2024
Depois de em setembro passado, por ocasião das Festas do Concelho e do Dia do Município, uma comitiva liderada pelo presidente do município de Sury-le-Comtal, Yves Martin, se ter deslocado a Cabeceiras de Basto para assinalar os 10 anos de geminação, foi agora a vez do presidente da Câmara, Francisco Alves, se deslocar àquela localidade francesa para reafirmar os laços de amizade estabelecidos a 11 de outubro de 2014.
A convite do município francês, nesta visita que aconteceu entre os dias 7 e 9 de dezembro, o edil cabeceirense fez-se acompanhar pela vereadora Carla Lousada e pelo presidente da Junta de Freguesia de Bucos, Adriano Pereira, dado que em Sury-le-Comtal se encontra radicada uma expressiva comunidade cabeceirense originária da freguesia de Bucos.
Os autarcas de Cabeceiras de Basto foram recebidos na Câmara de Sury-le-Comtal pelo presidente Yves Martin, acompanhado de Conselheiros Municipais, bem como pelo ex-presidente de Sury-le-Comtal, Roger Damas, ele que esteve na origem do processo de geminação com Cabeceiras de Basto, pela presidente da Comissão de Geminação, Ana Senra, bem como por jovens do Conselho Municipal da Juventude de Sury-le-Comtal.
À semelhança do que aconteceu em Cabeceiras de Basto, aquando do encontro com os municípios geminados que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde foi oferecido ao município uma emblemática peça que eterniza os 10 anos de amizade, também nesta deslocação o presidente da Câmara Municipal entregou ao seu congénere de Sury-le-Comtal uma peça em cerâmica alusiva ao 10.º aniversário de geminação. A peça foi criada pelo escultor das Terras de Basto, Vítor Resende, que se inspirou nas paisagens, relevos e na heráldica de ambos os municípios para criar a emblemática obra de arte oferecida a Sury-le-Comtal.
Na oportunidade, Francisco Alves enalteceu a ligação estabelecida entre ambas as comunidades, reafirmando que são parcerias essenciais ao crescimento e desenvolvimento das comunidades que têm possibilitado a troca de conhecimentos, experiências e valores, fortalecendo em simultâneo os laços de amizade e cooperação.
Francisco Alves destacou a importância e o simbolismo da celebração do 10.º aniversário da geminação com Sury-le-Comtal, fazendo votos para que este momento marque o reforço do “compromisso de amizade e união” aquém e além-fronteiras.
Na oportunidade foi igualmente lida uma mensagem do antigo presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto, China Pereira, que em 11 de outubro de 2014 assinou o protocolo de geminação com o antigo presidente de Sury, Roger Damas.
Durante esta visita, os autarcas portugueses e franceses participaram, no passado domingo, dia 8 de dezembro, na apanha das azeitonas da oliveira plantada em novembro de 2019, aquando da inauguração da “Rotunda de Cabeceiras de Basto”. Esta árvore antiga ali plantada representa “a força, a vitória, a fidelidade, a imortalidade, a esperança e a abundância”, valores considerados como símbolos desta geminação.
Durante esta deslocação a França, os autarcas tiveram ainda a oportunidade de visitar o Museu da Mina em St-Etienne e o Museu da “Boule de Pétanque Obut” em St-Bonnet-le-Château, onde puderam jogar petanca, afamado jogo de origem francesa.