Conteúdo

«Da Lã ao Fio e ao Feltro» na Landra em Riodouro

Mulheres de Bucos mostraram aos presentes as várias fases da lã

21 de outubro, 2024
«Da Lã ao Fio e ao Feltro» na Landra em Riodouro
A vereadora Carla Lousada acompanhou ontem, dia 20 de outubro, o workshop “Da Lã ao Fio e ao Feltro” que decorreu este fim de semana no espaço da Landra, na freguesia de Riodouro. Integrado no âmbito do projeto financiado pela Direção-Geral das Artes (DGArtes) – Saber a Terra – a iniciativa apoiada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto contou também com a participação das Mulheres de Bucos.
O projeto da Landra que estabelece “uma relação direta com os ecossistemas locais”, documentando, aprendendo e partilhando “as artes ancestrais” destacou, este fim de semana, a arte de transformar a lã, onde as Mulheres de Bucos mostraram aos presentes as várias fases da lã, desde o lavar ao fiar, passando pelo esgadelhar, cardar, entre outras.

No próximo fim-de-semana, mais precisamente nos dias 26 e 27 de outubro, dá-se continuidade ao processo criativo, a partir dos ensinamentos das Mulheres de Bucos, consolidando as aprendizagens, dando aso à imaginação.

Note-se que Saber a Terra é um projeto da Landra apoiado pelo programa ‘Arte e Coesão Territorial’ da DGArtes e pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, e que conta, ainda, com as parcerias da Junta de Freguesia de Riodouro e da TEQUE – Associação Cultural Artística.
Scroll