Conteúdo

Cabeceiras de Basto galardoado com prémio «Portugal Smart Cities»

Prémio na categoria «Saúde e Bem Estar» no âmbito das atividades do PMAC e dos ECL

8 de outubro, 2024
Cabeceiras de Basto galardoado com prémio «Portugal Smart Cities»
A vereadora Carla Lousada recebeu esta tarde, 8 de outubro, o prémio “Portugal Smart Cities – António Almeida Henriques” na categoria “Saúde e Bem Estar”, durante uma cerimónia que decorreu no Parque das Nações, em Lisboa. O Prémio “Saúde e Bem Estar” foi atribuído ao município no âmbito das atividades desenvolvidas no Posto Móvel de Atendimento ao Cidadão (PMAC) e nos Espaços de Convívio e Lazer (ECL’s).
O Posto Móvel de Atendimento ao Cidadão, em funcionamento desde 2003, resulta de uma estratégia que visa a criação de serviços de proximidade à população, combatendo o isolamento da população idosa. O PMAC tem como principal objetivo apoiar os lugares mais isolados e distantes da sede do concelho, com maior percentagem de população idosa, onde o acesso aos serviços públicos é dificultado por diversos fatores próprios das características de interior e ruralidade de Cabeceiras de Basto.

Também a funcionar desde 2003, os Espaços de Convívio e Lazer (ECL's) têm como objetivo combater o isolamento e promover a qualidade de vida da população idosa, incentivando a inclusão social e as relações interpessoais e intergeracionais, enquanto se fomenta o envelhecimento ativo.

O município de Cabeceiras de Basto regozija-se com a conquista deste prémio que vem, assim, reconhecer o investimento efetuado, a nível local, em matéria de políticas sociais inovadoras que visam a promoção do desenvolvimento social integrado e a melhoria das condições de vida dos cidadãos.

Note-se que os “Prémios Portugal Smart Cities – António Almeida Henriques” têm como objetivo distinguir projetos inovadores, sustentáveis, eficientes e soluções de inteligência urbana.
Scroll