Festas e Romarias de Cabeceiras de Basto lotam auditório da Casa do Tempo
Viagem pelas diferentes celebrações do concelho
18 de setembro, 2024
Realizou-se na passada sexta-feira, dia 13 de setembro, na Casa do Tempo de Cabeceiras de Basto, a tertúlia “Entre o Céu e a Terra: Festas e Romarias de Cabeceiras de Basto” que teve como orador Albertino Gonçalves, professor aposentado da Universidade do Minho. O auditório contou com lotação esgotada.
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, participou neste evento acompanhado dos vereadores Fernando Basto e Carla Lousada, bem como dos presidentes das Juntas de Freguesia do Arco de Baúlhe e Vila Nune, de Pedraça e de Refojos, Outeiro e Painzela, respetivamente Carlos Teixeira, Luís Mouta e Leandro Campos. Também os párocos Manuel Baptista e João Carlos Castro, investigadores e historiadores locais e público em geral se associaram a esta iniciativa.
Promovida pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, a iniciativa propõe uma viagem pelas diferentes celebrações do concelho que, ao longo do ano, conta com mais de 30 festas, cada uma delas com a sua identidade histórica, religiosa e cultural.
Coube ao investigador Eduardo Pires de Oliveira apresentar o orador.
A tertúlia foi abrilhantada, na abertura, pela atuação do Rancho Folclórico "Os Camponeses de Arosa".