Conteúdo

Incêncios florestais em Cabeceiras de Basto

COMUNICADO

17 de setembro, 2024
Incêncios florestais em Cabeceiras de Basto
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto manifesta o seu agradecimento público a todos os agentes de proteção civil, forças de segurança e a toda a população que, nestes últimos dias, continuam a combater os incêndios que deflagraram no concelho de Cabeceiras de Basto.
Depois de, no domingo, as chamas terem lavrado nas freguesias de Cavez e Bucos, ontem o fogo destruiu habitações e uma importante mancha florestal na freguesia de Riodouro, atingindo várias localidades. Ontem e hoje continua o combate aos incêndios em Gondiães e Vilar de Cunhas, tendo sido igualmente afetadas várias aldeias. Registaram-se, ainda, incêndios em Refojos, Painzela e Pedraça.

A Câmara Municipal agradece aos Bombeiros Cabeceirenses e a todas as restantes corporações e meios aéreos que participam no combate aos incêndios, reconhecendo todo o esforço na proteção às pessoas e bens, sobretudo as casas e outros haveres das populações locais.

Agradece igualmente à Proteção Civil Municipal, ao Comando Sub-regional e Nacional, aos técnicos do ICNF, ao Gabinete Técnico Florestal, à GNR e aos Sapadores envolvidos neste combate aos incêndios, bem como a todas as restantes pessoas e entidades que, de alguma forma, continuam também a contribuir para a defesa da floresta e do nosso território.

Para todos o NOSSO MUITO OBRIGADO.

Face à declaração de Prolongamento da Situação de Alerta, que se mantém até quinta-feira, dia 19 de setembro, correspondente a risco máximo de incêndio para hoje e amanhã em Cabeceiras de Basto, a Câmara Municipal relembra a necessidade de adoção de medidas excecionais, apelando a todos os cidadãos para que, enquanto primeiros agentes da proteção civil e no âmbito das operações em curso, colaborem e assumam comportamentos preventivos/defensivos, respeitando as orientações da Autoridade de Proteção Civil.

A Câmara Municipal relembra, uma vez mais, a importância e a necessidade de adoção de comportamentos individuais responsáveis, especialmente no que à limpeza dos terrenos diz respeito.

“O ESFORÇO DE TODOS É CRUCIAL”
Se há risco, não arrisque!

Scroll