Câmara Municipal promove arrancada, ripada e molhada do linho em Pedraça
Iniciativa decorre no campo do Soutinho 3 meses após a sementeira
5 de julho, 2024
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, no âmbito da promoção do Ciclo do Linho, organiza amanhã, 6 de julho, mais uma atividade agrícola, desta feita, com a arrancada, ripada e molhada do linho a decorrer durante a manhã na freguesia de Pedraça.
A iniciativa tem como grande objetivo “promover e recriar o ciclo do linho como um fator identitário do nosso território e das nossas gentes; reviver e recriar os trabalhos agrícolas dos nossos antepassados; valorizar as atividades ligadas à agricultura; e incentivar o salutar convívio intergeracional”.
A iniciativa que decorre no campo do Soutinho, na freguesia de Pedraça, acontece exatamente 3 meses após a sementeira, realizada a 6 de abril.
A concentração está prevista para as 8 horas junto ao largo da Igreja de Pedraça. Chegados ao Campo do Soutinho, dar-se-á início aos trabalhos agrícolas, designadamente arrancada do linho galego, feita manualmente, seguindo-se a ripada e a molhada do linho, com o apoio de carros de bois.
A jornada terminará com um lanche-convívio para todos os participantes.
Organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, o “Ciclo do Linho” conta com a colaboração da Junta de Freguesia de Pedraça, Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Nuno Alvares de Pedraça – ANAP e Cultilinho – Fátima Mota, Pedraça.
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto está empenhada na dinamização de atividades como esta, envolvendo e sensibilizando a comunidade com o objetivo de manter viva esta atividade e tradição no concelho.