Banda Sinfónica da GNR atua sábado à noite no Parque do Mosteiro
Concerto dirigido pelo maestro cabeceirense Alferes Hélder Gonçalves
4 de julho, 2024
O Parque do Mosteiro de Cabeceiras de Basto é palco este sábado, dia 6 de julho, a partir das 21 horas, para o Concerto da Banda Sinfónica da GNR, dirigido pelo maestro Alferes Hélder Gonçalves, um cabeceirense natural de Refojos de Basto.
O programa deste magnífico espetáculo integra quatro obras, sendo elas: 1812 - Pyotr Ilyich Tchaikovsky (Abertura solene); A Severa - Frederico de Freitas; Extreme Make-Over - Johan de Meij (Metamorphoses on a Theme by Tchaikovsky for Wind Orchestra); e Libertadores, Poema Sinfónico - O. Navarro.
Hélder António da Silva Gonçalves iniciou o seu percurso musical na Banda Cabeceirense com 9 anos de idade. Ao longo de 18 anos foi clarinetista na Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, sendo, desde dezembro de 2022, o maestro da Banda Sinfónica e da Orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana (GNR).
É licenciado em Clarinete pela Escola Superior de Música de Lisboa; licenciado em Direção de Orquestra pela Escola Superior de Música de Lisboa; Mestre em Artes Musicais – Performance pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Mestre em Ensino da Música – Variante Instrumento e Música de Conjunto, pela Escola Superior de Artes Aplicadas – ESART; e estudou particularmente Direção de Orquestra com o Maestro Jean-Sébastien Béreau.
Ao longo do seu percurso, foram várias as obras dedicadas a si da autoria dos compositores: Joaquim Gonçalves dos Santos, Hugo Ribeiro, Gonçalo Lourenço, Nuno Miguel Henriques, Paulo Cordeiro, Alexandre Almeida e Nelson Jesus.
Em 2016, Hélder Gonçalves foi agraciado com um Voto de Louvor e Congratulação e Regozijo pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto em reconhecimento pelos êxitos alcançados na área a Música que têm contribuído para a promoção e divulgação de Cabeceiras de Basto e contribuído para o aumento da imagem e do prestígio do nosso concelho.
O maestro Alferes Hélder Gonçalves prepara-se, agora, para dirigir este sábado, 6 de julho, um soberbo concerto na sua terra natal.