Tertúlia «Monges, Cultura Política e Legitimismo» com homenagem a Estela Vilela Passos
No próximo dia 12 de julho às 21h30, no Espaço Ilídio dos Santos
28 de junho, 2024
A Câmara Municipal, através do Centro de Estudos Beneditinos - Prof. Doutor Frei Geraldo Coelho Dias, promove no próximo dia 12 de julho, a partir das 21h30, a tertúlia “Monges, Cultura Política e Legitimismo. Nos 190 anos da morte de José António de Oliveira Leite de Barros, Conde de Basto”, com homenagem à investigadora Estela Vilela Passos.
A iniciativa que decorre no Espaço Ilídio dos Santos, no Claustro do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, terá início com a sessão de homenagem a Estela Ângela Leite de Barros Vilela Passos (28.07.1934 – 21.08.2023) da Casa da Breia, freguesia de Cabeceiras de Basto.
A tertúlia “Monges, Cultura Política e Legitimismo. Nos 190 anos da morte de José António de Oliveira Leite de Barros, Conde de Basto” terá como oradores Daniel Estudante Protásio que irá abordar a temática “Conde de Basto, significados de um trajeto político”; Armando Malheiro que falará sobre os “Liberais e Miguelistas no Minho. Pervivências de um debate”; António Barros Cardoso que apresentará “Nótulas Breves sobre a Biblioteca O.S.B. do Cardeal Saraiva”; e José Subtil que será o responsável pela temática “O Conde de Basto, significados de um trajeto enquanto magistrado”.
O coordenador do Centro de Estudos Beneditinos, Prof. Doutor Frei Geraldo Coelho Dias, O.S.B., Pedro Vilas Boas Tavares, será o moderador desta tertúlia.
Ao promover a realização deste tipo iniciativas, a Câmara Municipal pretende reforçar a identidade local e preservar a memória coletiva, perpetuando a vida e os feitos de ilustres personalidades ligadas ao concelho e que muito contribuíram para engrandecer e difundir o nome de Cabeceiras de Basto.