Dia da Criança levou 850 petizes ao teatro no Centro Hípico
Assistiram ao espetáculo «O Jardineiro da Lua» protagonizado pelo CTCMCB
3 de junho, 2024
Cerca de 850 crianças dos jardins de infância e escolas básicas do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto e 98 do Centro Social de Cabeceiras de Basto, acompanhadas por professores e auxiliares de educação, participaram hoje, dia 3 de junho, na celebração do Dia Mundial da Criança.
A iniciativa foi dinamizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, em colaboração com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e com o Agrupamento de Escolas.
A iniciativa que decorreu no Centro Hípico de Vinha de Mouros contou com uma animada e divertida receção às crianças pelas mascotes Mickey e Minnie, seguida da apresentação do espetáculo teatral “O Jardineiro da Lua”, protagonizado pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (CTCMCB), em duas sessões, uma no período da manhã e outra no período da tarde.
De acordo com a sinopse, “o espetáculo realça o fascínio que Todos temos pela Lua, especialmente as crianças. Conta-nos a história de um homem que quando tinha seis anos foi escolhido para ser o Jardineiro da Lua, cuidar dela, para que brilhasse durante a noite para todos nós. Com este espetáculo podemos ‘tocar’ na importância de poder sonhar, capacidade que todas as crianças têm, até melhor que os adultos”.
Participaram nesta iniciativa o Centro Social de Cabeceiras de Basto, a escola da Faia, o jardim de infância de Basto, a escola de Pedraça, a escola Professora Filomena Mesquita, a escola da Ferreirinha - Cavez, a escola do Arco de Baúlhe e a escola Padre Dr. Joaquim Santos.
Com esta iniciativa pretendeu-se proporcionar às crianças a fruição de um dia diferente e especial, contribuindo para o desenvolvimento da sua criatividade, da sua imaginação e incentivando ao gosto pela leitura e pela escrita.
No final de cada sessão, cada criança recebeu um pequeno lanche e uma pequena lembrança.