Conteúdo

Geminação: autarcas de Cabeceiras de Basto visitaram Rives

Freguesia de Refojos de Basto é geminada com Rives desde julho de 2008

7 de maio, 2024
Geminação: autarcas de Cabeceiras de Basto visitaram Rives
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, acompanhado do vereador Fernando Basto, visitou este fim de semana, dias 4 e 5 de maio, o município de Rives, localidade francesa da região de Grenoble, a convite do presidente de Rives, Julien Stevant. A comitiva integrou, ainda, o presidente da Junta de Freguesia de Refojos, Outeiro e Painzela, o secretário e a tesoureira da Junta, bem como o presidente da Assembleia de Freguesia.
Note-se que Refojos de Basto é geminada com Rives desde julho de 2008, completando-se, em 2024, 16 anos de geminação entre as duas localidades, data que foi também assinalada durante esta deslocação a França.

A visita ocorreu por ocasião do evento dinamizado pela Associação Portuguesa Rosas da Primavera que promoveu a realização de um festival folclórico para a comunidade local, em especial para os emigrantes cabeceirenses radicados naquela região.

No sábado, dia 4 de maio, a comitiva do município de Cabeceiras de Basto esteve presente no Torneio de Futsal Olympique de Rivois, onde foram assinalados, também, os 50 Anos do 25 de Abril.

Os autarcas cabeceirenses foram recebidos nos Paços do Concelho de Rives pelos autarcas locais, cerimónia pública onde esteve também presente o Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, André Sobral Cordeiro.

A relação de amizade com Rives “foi motivada pela forte presença de cabeceirenses emigrados naquela região francesa”, disse o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, destacando que “estes 16 anos de geminação representam um marco importante na relação entre os dois municípios, fortalecendo os laços de amizade, cooperação e intercâmbio cultural”.

A finalizar a sua intervenção, Francisco Alves, desejou que “os presidentes de Refojos e Rives, Leandro Campos e Julien Stevant, possam dar continuidade a esta importante geminação, reforçando as relações institucionais, a partilha de ideias, mas também as experiências e vivências mútuas”.
Geminação: autarcas de Cabeceiras de Basto visitaram Rives
Scroll