Conteúdo

Cabeceiras de Basto na Agenda Nacional do Turismo Industrial

Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe de portas abertas e workshop «Partilha de Saberes» na Casa da Lã

21 de março, 2024
Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe
A Casa da Lã de Bucos e o Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe, do Museu das Terras de Basto, estão novamente inscritos na iniciativa nacional “À descoberta do Turismo Industrial” que decorre até ao próximo dia 30 de março de 2024. A iniciativa constitui uma oportunidade única para conhecer os locais e experiências associados à indústria viva e ao património industrial do nosso país.
A proposta do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial consiste em visitar museus, fábricas em laboração e espaços que contam a evolução da indústria portuguesa, como a melhor forma de conhecer as técnicas, a maquinaria e o saber-fazer das atividades produtivas até à atualidade.

Deste modo, até ao dia 30 de março, o Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe está de portas abertas e convida todos os interessados a fazer uma viagem ao tempo da máquina a vapor, numa experiência de regresso ao passado, onde podem ser observados vestígios da via estreita – carris, travessas e agulhas de mudança de linha, uma placa giratória, uma toma de água, um depósito de carvão e contemplar a locomotiva a vapor de inícios do século XX – que operou na linha de Fafe/Porto (Trindade)/Póvoa de Varzim.

No dia 28 março, na Casa da Lã realiza-se o workshop “Partilha de Saberes” que tem como finalidade “a partilha do saber fazer do trabalho da lã, recuperando a tradição e a valorização desta arte ancestral”.

Trata-se de um convite para a realização de experiências únicas, nas quais o conhecimento e a identidade cultural são parte integrante de uma agenda repleta de atividades originais, programadas para todos em diversas localidades do país.

Nesta 3.ª edição da iniciativa “À Descoberta do Turismo Industrial”, o concelho de Cabeceiras de Basto está referenciado nas páginas 110 e 111.
Casa da Lã de Bucos
Scroll