Conteúdo

Cabeceiras de Basto assinala Dia da Árvore e da Poesia

Estão previstas várias iniciativas

20 de março, 2024
Cabeceiras de Basto assinala Dia da Árvore e da Poesia
A Câmara Municipal festeja dia 21 de março, o Dia Mundial da Árvore e da Poesia com um programa dedicado especialmente à comunidade educativa. A iniciativa de sensibilização ambiental tem prevista a ação “A Árvore da Poesia”, a decorrer no Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros, onde participarão os alunos das turmas de 5.º, 6.º e 7.º anos do Externato S. Miguel de Refojos.
A atividade consiste em decorar uma árvore com várias folhas ou flores recortadas, onde cada aluno escreverá uma palavra alusiva à natureza/ambiente. Todos os trabalhos efetuados ficarão em exposição durante a primavera.

Ao longo do dia, cerca de 900 crianças do Agrupamento de Escolas e do Centro Social de Cabeceiras de Basto participarão também na atividade “Floresta Encantada” que tem previstas ações de sensibilização ambiental e literária, designadamente ateliers de música e dança, ateliers de expressão plástica – decoração de espantalho, atividades desportivas e, ainda, uma visita ao parque de animais no Centro de Educação Ambiental.

Esta iniciativa pretende, simultaneamente, sensibilizar a comunidade em geral, e a escolar em particular, para a defesa, valorização e preservação da floresta, assim como, ao assinalar o Dia Mundial da Poesia, comemorar a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação.

Durante a tarde, a partir das 15 horas, no Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe do Museu das Terras de Basto, decorrerá a iniciativa “As plantas do nosso Jardim” com o objetivo de sensibilizar a comunidade para o respeito, importância e preservação da natureza.

Nesta atividade de plantação de ervas aromáticas e de uma laranjeira no canteiro e no espaço de lazer do Núcleo Ferroviário vão participar os utentes dos Espaços de Convívio e Lazer do Arco de Baúlhe e Vila Nune, bem como os utentes do Serviço de Apoio Domiciliário da Delegação do Arco de Baúlhe da Cruz Vermelha Portuguesa.
Scroll