«Jogo do Pau» e «Romaria de Nossa Senhora dos Remédios» na BTL
Vencedores do “Pack Verão” sorteados ontem na BTL
4 de março, 2024
A vereadora Carla Lousada acompanhou, este fim de semana, as ações promocionais de Cabeceiras de Basto na BTL, onde, para além da apresentação do património inscrito no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, foram também sorteados os vencedores da experiência turística “Pack de Verão”, a usufruir no fim de semana de 22 e 23 de junho.
As duas manifestações imateriais do concelho classificadas como Património Nacional Cultural Imaterial – o Jogo do Pau de Cabeceiras de Basto e a Romaria de Nossa Senhora dos Remédios do Arco de Baúlhe – estiveram este sábado, 2 de março, em destaque no stand “Amar o Minho”, naquela que foi a edição 2024 da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).
O Jogo do Pau de Cabeceiras de Basto foi representado pela Associação Recreativa, Desportiva e Cultural de Abadim (ARDCA) e pelo Associação Desportiva e Cultural S. João Baptista de Bucos, enquanto a Romaria de Nossa Senhora dos Remédios do Arco de Baúlhe contou com a Associação dos Festeiros do Arco (AFA), cujos elementos fizeram uma representação do cortejo e do levantamento do pau, momentos acompanhados pelos bombos e pelas concertinas.
Ontem, dia 3 de março, ao final do dia, foi sorteado o “Pack de Verão”. Os vencedores da experiência turística a usufruir nos dias 22 e 23 de junho, no fim de semana que Cabeceiras de Basto dedica à Feira do Vinho Verde e dos Produtos Locais, são: Catarina Carvalho, de Mêda – experiência para 2 pessoas; Marco Luís, de Torres Vedras – experiência para 4 pessoas; e Ana Coutinho, de Vidigueira – experiência para 6 pessoas.
A participação de Cabeceiras de Basto na BTL ficou completa com momentos dedicados à enogastronomia, com provas de enchidos e vinhos do concelho.
Esta foi, assim, mais uma excelente oportunidade para dar a conhecer a diversidade e as potencialidades da região, afirmando a identidade minhota e reforçando a marca “Amar o Minho”.