Reis das Escolas e Cantares das Janeiras em destaque sexta-feira e domingo
24.º Encontro de Cantares de Reis das Escolas e 26.º Concurso/Encontro de Cantares das Janeiras
23 de janeiro, 2024
O Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos acolhe na próxima sexta-feira, dia 26 de janeiro, a 24.ª edição do Encontro de Cantares de Reis das Escolas do concelho de Cabeceiras de Basto. O evento organizado pela Câmara Municipal tem início previsto para as 14 horas.
No total, nesta iniciativa vão participar 14 grupos constituídos pelos alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas, bem como os alunos do pré-escolar do Centro Social de Cabeceiras de Basto.
Está, assim, prevista a participação de 740 crianças, sendo 713 provenientes dos jardins de infância e escolas básicas do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto e 27 do Centro Social de Cabeceiras de Basto, acompanhadas por 40 professores e 37 auxiliares de educação.
Os Cantares de Reis das Escolas têm como objetivo reviver a tradição e estimular a defesa do património cultural, promovendo a recolha e recriação dos Cantares dos Reis por parte das escolas e dos seus alunos.
Pretende-se, também, preservar a memória coletiva, enriquecer o presente e solidificar o futuro, proporcionando às nossas crianças a fruição de uma tarde diferente, repleta de tradição e simbolismo.
Todos os grupos participantes receberão um prémio no valor de 60 euros a utilizar numa livraria/papelaria do concelho cabeceirense.
Trinta grupos cantam as Janeiras no domingo
No domingo, 28 de janeiro, serão trinta os grupos participantes no 26.º Concurso/Encontro de Cantares das Janeiras do Concelho. Uma dezena apresenta-se a concurso, enquanto os restantes vinte grupos participarão no encontro que decorrerá a partir das 14h30, no Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos.
Nesta edição 2024 voltarão a ser premiados os cinco primeiros classificados do concurso com os montantes pecuniários de 350 euros (1.º classificado), 300 euros (2.º classificado), 250 euros (3.º classificado), 200 euros (4.º classificado) e 150 euros (5.º classificado). Os restantes grupos participantes receberão um prémio de presença no valor de 100 euros.
O objetivo final da iniciativa é, como tem sido salientado, a apresentação de Cantares das Janeiras, nas suas formas mais genuínas e autênticas, concretizadas na antiguidade dos cantares, na riqueza e na adequação dos instrumentos musicais e dos trajes.
Podem participar no Concurso/Encontro das Janeiras os grupos das associações, coletividades e instituições do concelho que serão avaliados pelo júri definido para o efeito.
Na sua apreciação, o júri terá como principais critérios de avaliação a originalidade/recolha da letra e música, a execução musical, a vocalização, a apresentação em palco, e ainda a adequação dos trajes usados.
De acordo com as normas de participação, deverão ser privilegiados os instrumentos tradicionais, tais como: violas, cavaquinhos, reco-recos, flautas, acordeões, castanholas, tambores, ferrinhos, concertinas, entre outros.