Conteúdo

Obra de Luís Vaz «A Luar» apresentada este sábado na Casa do Tempo

Luís Gonçalves Vaz é natural de Alvite e já foi condecorado pelo Município

17 de janeiro, 2024
Obra de Luís Vaz «A Luar» apresentada este sábado na Casa do Tempo
É apresentado no sábado, dia 20 de janeiro, a partir das 16 horas, na Casa do Tempo de Cabeceiras de Basto, o livro “A Luar” do autor cabeceirense Luís Vaz. O livro de 230 páginas foi lançado em outubro de 2023 pela Âncora Editora.

A obra será apresentada pelo presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, e por Paulo Martins Fernandes.
De acordo com a sinopse da obra: “não abundavam muitas pessoas dispostas a pegar em armas e arriscar a vida numa operação cujo sucesso era imprevisível. Sim, a vida e demais variáveis em jogo, porque o regime fechava as portas aos opositores, mesmo àqueles que recorriam à resistência pelo silêncio. Não obstante, A Luar teve a virtude de trazer esperança a uma juventude, condenada à guerra, ávida de Paz e de Liberdade e que decidiu um dia desafiar as estruturas do regime pela via da resistência armada”.

Luís Gonçalves Vaz, nascido a 28 de maio de 1949, é natural freguesia de Alvite, concelho de Cabeceiras de Basto. É licenciado em História, Mestre em Ideologias e Mentalidades e Doutorado em Cultura Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa.

Homem de grande intervenção cívica, o Prof. Doutor Luís Vaz é sócio da Associação Portuguesa de Escritores, tendo já publicado várias obras.

Para além de professor e autarca, foi sempre um homem ligado à investigação, à educação, às letras e à cultura, tendo sido condecorado com a Medalha de Ouro pelos municípios de Cabeceiras de Basto e de Lisboa pelos serviços prestados à causa pública.

Foi em 2003 que o município de Cabeceiras de Basto agraciou o Prof. Doutor Luís Vaz com a Medalha de Mérito Público - Grau Ouro. Em setembro de 2013 voltou a ser reconhecido publicamente pelo município de Cabeceiras de Basto com a atribuição do seu nome a um Largo da Freguesia de Alvite.
Scroll