Conteúdo

«Cruzar Saberes» de Helena Cardoso até fevereiro na Casa Municipal da Cultura

Helena Cardoso é designer com especialidade na arte têxtil tradicional portuguesa

7 de dezembro, 2023
«Cruzar Saberes» de Helena Cardoso até fevereiro na Casa Municipal da Cultura
A vereadora Carla Lousada inaugurou ontem à tarde, 6 de dezembro, na Casa da Cultura de Cabeceiras de Basto, a exposição “Cruzar Saberes” da estilista Helena Cardoso que colabora há 13 anos com a Casa da Lã e com as Mulheres de Bucos.
A mostra, que pode ser visitada até ao dia 9 de fevereiro de 2024, conta com várias instalações da autoria de Helena Cardoso, espaço onde podem ser também apreciados artigos manufaturados pelas Mulheres de Bucos.

De acordo com a vereadora da Cultura, a exposição pretende “cruzar o saber fazer das Mulheres de Bucos com a sabedoria e o conhecimento da estilista, que veio trazer/dar contemporaneidade às peças”.

Na oportunidade, e perante o público presente – entre o qual formandos do curso de Gestão que está a ser ministrado pelo IEFP no polo de Lameiros – a estilista apelou aos jovens para não “deixarem cair” esta arte que é trabalhar a lã e que tem muito potencial de mercado.

Helena Cardoso, designer com especialidade na arte têxtil tradicional portuguesa, tem trabalhado com o município de Cabeceiras de Basto na preservação do ofício da lã executado pelas Mulheres de Bucos na Casa da Lã – verdadeiro núcleo museológico vivo – contribuindo para a dinamização, modernização e inovação desta arte.

A estilista colabora há mais de 30 anos com mulheres de várias regiões de Portugal, alertando para a condição da Mulher e contribuindo para a preservação e continuidade dos saberes tradicionais. Tem diversificado o seu trabalho artístico na sequência das parcerias que foi estabelecendo, em particular com artesãs da área têxtil.

Recebeu várias menções honrosas e prémios a nível nacional e internacional, das quais se destacam a Comenda da Ordem de Mérito pelo Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio (2003). Recentemente, na celebração do Dia do Município, em 29 de setembro de 2023, Helena Cardoso foi condecorada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto com a Medalha Municipal de Mérito Público, Grau Ouro, pelo contributo que deu e continua a dar, através da sua atividade, para o impulso e engrandecimento da arte de trabalhar a lã em Cabeceiras de Basto.
«Cruzar Saberes» de Helena Cardoso até fevereiro na Casa Municipal da Cultura
Scroll