Cabeceiras de Basto sensibilizou crianças em exercício público «A Terra Treme»
Participaram nesta iniciativa cerca de 100 crianças do ensino pré-escolar
14 de novembro, 2023
O Serviço Municipal de Proteção Civil dinamizou esta manhã, 14 de novembro, no Centro Social de Cabeceiras de Basto, uma ação integrada no âmbito do Exercício Público “A Terra Treme”, iniciativa de âmbito nacional de sensibilização para o risco sísmico, promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
No total, participaram nesta iniciativa cerca de 100 crianças do ensino pré-escolar do Centro Social de Cabeceiras de Basto que, durante 1 minuto, executaram os “três gestos que salvam” – baixar, proteger e aguardar.
Depois do coordenador municipal de Proteção Civil, Luís Freitas, fazer o enquadramento da ação, explicando às crianças quais os gestos que salvam, os meninos e meninas foram convidados a assistir a um filme infantil de sensibilização alusivo à temática. E depois do alarme ser acionado, todas as crianças, educadoras e auxiliares puseram em prática os ensinamentos obtidos, baixando-se, protegendo-se e aguardando debaixo das mesas até o “perigo passar” e o exercício terminar.
“A Terra Treme” é um exercício nacional que tem como principal finalidade capacitar a população para saber como agir em caso de sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.