Conteúdo

Capela Mortuária de Bucos inaugurada e pronta a acolher a comunidade

Capela mortuária vem suprir a inexistência de um espaço condigno à comunidade local

13 de novembro, 2023
Capela Mortuária de Bucos inaugurada e pronta a acolher a comunidade
Os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves e Joaquim Barreto, acompanhados do presidente da Junta de Freguesia de Bucos, Adriano Pereira, inauguraram este sábado, 11 de novembro, a Capela Mortuária, em clima de festa e de grande convívio. Coube ao padre Avelino Vilela proceder à bênção das novas instalações.
Participaram nesta cerimónia vereadores e demais autarcas da freguesia de Bucos e do município, entre outros convidados e público em geral.

Localizada no Largo Padre Adão de Moura, nas imediações da Igreja Paroquial de Bucos, a capela mortuária vem suprir a inexistência de um espaço condigno à comunidade local para prestar a sua última homenagem a familiares e amigos.

Esta é uma obra de grande importância para a freguesia que passa, agora, a contar com um espaço com as condições necessárias ao acolhimento dos munícipes na despedida dos seus entes queridos.

Trata-se de uma obra que ascendeu aos 150 mil euros, da responsabilidade da Junta de Freguesia de Bucos, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto que disponibilizou uma verba de 25 mil euros para a realização dos trabalhos. A obra contou, igualmente, com o apoio da comunidade local de Baldios de Bucos, mas também com a comparticipação financeira da DGAL, na ordem dos 30 mil euros, para a conclusão da empreitada.

Recorde-se que foi a 30 de novembro de 2022 que o Secretário de Estado Carlos Miguel homologou o contrato de financiamento para a conclusão das obras da Capela Mortuária de Bucos, empreitada financiada pelo Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva. Na oportunidade, o presidente da Junta de Freguesia de Bucos, o vice-presidente da CCDR-N e a diretora da DGAL assinaram o contrato de financiamento que estabeleceu a comparticipação financeira de 27.720,96 euros para a conclusão das obras da capela mortuária de Bucos.

A cerimónia contou com as intervenções dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal e do presidente da Junta de Freguesia de Bucos, iniciativa abrilhantada por momentos musicais com a “prata da casa”.

No final da cerimónia, os autarcas acompanhados do pároco Avelino Vilela descerraram a placa evocativa da efeméride.

A encerrar o dia de festa em Bucos realizou-se um lanche-convívio entre todos os participantes.
Scroll