Mau tempo em Cabeceiras de Basto
Câmara Municipal solicita a melhor compreensão
30 de outubro, 2023
Na sequência do mau tempo que se fez sentir este fim de semana, em Cabeceiras de Basto registaram-se algumas ocorrências que motivaram a pronta intervenção da Proteção Civil e dos meios de socorro locais. As áreas afetadas foram devidamente sinalizadas. O presidente e o vice-presidente da Câmara Municipal acompanharam todas as situações.
Na noite de sábado, 28 de outubro, registou-se o desabamento parcial de edificação para a via pública, mais concretamente na Rua Francisco Botelho, em Refojos de Basto, o que motivou o corte de EN205 entre a madrugada de sábado e as 12h00 de domingo.
Registou-se igualmente, na noite de sábado, a queda de uma pernada de árvore de grande porte para a via pública, no Campo do Seco, cuja via ficou parcialmente obstruída.
No sábado e no domingo registaram-se, ainda, outras ocorrências no concelho.
A Câmara Municipal, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, acorreu a todas as situações, contando com o apoio e colaboração da GNR e dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses. De destacar, igualmente, o apoio e intervenção das Juntas de Freguesia e da E-Redes. Todas as ocorrências foram acompanhadas pelo Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Ave.
De acordo com informação disponibilizada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, “foi possível garantir o permanente acompanhamento e controlo das ocorrências verificadas”.
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto solicita a melhor compreensão para algum constrangimento ocorrido com o desenrolar dos trabalhos para solucionar os estragos causados pela força da natureza, que ninguém consegue controlar.