Escola do Queiroal inaugurada em clima de festa
Obra efetuada pela Junta de Freguesia de Cabeceiras de Basto com o apoio da Câmara Municipal
17 de outubro, 2023
A convite da Junta de Freguesia de Cabeceiras de Basto, o vice-presidente da Câmara Municipal, Fernando Basto, participou no sábado, 14 de outubro, na cerimónia de inauguração das obras de requalificação da antiga escola primária do Queiroal.
Marcaram, igualmente, presença neste evento o presidente da Assembleia Municipal, Joaquim Barreto, vereadores, o presidente da Junta de Freguesia de Cabeceiras de Basto e demais autarcas do concelho convidados, o padre Avelino Vilela, dirigentes associativos locais, entre outros convidados e público em geral.
A grande obra de restauro da antiga escola primária do Queiroal foi efetuada pela Junta de Freguesia de Cabeceiras de Basto, com o apoio da Câmara Municipal, num investimento total que ascendeu aos 200 mil euros. A obra teve início em junho de 2021, ficando concluída dois anos depois.
O equipamento multifuncional – que integra sala de exposições, salão polivalente e cozinha – tem como grande propósito acolher o Espaço de Convívio e Lazer instalado atualmente no edifício da Junta de Freguesia, mas servirá igualmente para acolher outros atos públicos.
A antiga escola primária do Queiroal, que diz muito a tantas gerações de homens e mulheres que ali aprenderam a ler e a escrever, volta, assim, a abrir portas.
A defesa e valorização do património é uma responsabilidade coletiva e, por isso mesmo, a Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal e de “muitos amigos”, concretizou o restauro deste edifício, colocando-o de novo ao serviço da comunidade.
Na sala do piso térreo pode ser já apreciada uma exposição fotográfica sobre o património da freguesia.
A cerimónia foi animada pela jovem cantora cabeceirense Margarida Vasconcelos, pelo Coro de Pais dos Alunos da Escola de Música Joaquim Guimarães - Banda de Paramos, de Espinho, bem como por grupos de cantares da freguesia.