A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e a Associação Círculo de Estudos do Centralismo (ACEC) promovem no dia 20 de outubro, sexta-feira, a realização da conferência ‘Regiões e Poder Local’ que decorrerá ao longo do dia na Casa do Tempo. A sessão de abertura está agendada para as 9h30 e o encerramento para as 18h45.
A conferência tem como impulsionadores o coordenador do Centro de Estudos Beneditinos, Pedro Vilas Boas Tavares, assim como o presidente da direção da ACEC, Sebastião Feyo de Azevedo.
A participação na conferência ‘Regiões e Poder Local’ é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória e respetiva validação, considerando o número limite de 100 participantes.
A iniciativa que conta com a parceria das Câmaras Municipais de Celorico de Basto, Mondim de Basto e Ribeira de Pena, concelhos das Terras de Basto, tem como objetivo promover uma reflexão em torno de duas temáticas relacionadas com ‘O legado e lições da experiência histórica’, bem como ‘O legado e o futuro da organização e gestão do território’.
O programa, dividido em duas sessões de trabalho subjugadas às temáticas supramencionadas, tem também definidas três mesas redondas em torno dos temas: ‘Cinzel e escultura histórica das Regiões’, ‘Autodeterminação cívica e arquiteturas regionais’ e ‘Terras de Basto, latências e potências de uma Região’.
Note-se que a abordagem a este último tema contará com a participação dos quatro presidentes dos Municípios de Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Ribeira de Pena.
Constituindo as Terras de Basto, no seu todo, uma “importante herança histórica e marca identitária comum”, a realização desta conferência implicará, certamente, uma reflexão sobre “conceitos a redescobrir, consolidar e a implementar”.
Os interessados em participar nesta iniciativa devem proceder à sua inscrição em:
cabeceirasdebasto.pt/conferencia-regioes-e-poder-local