Cabeceiras de Basto homenageia oito cidadãos no Dia do Município
Sessão Solene do Dia do Município
27 de setembro, 2023
Cabeceiras de Basto celebra na próxima sexta-feira, dia 29 de setembro, o Dia do Município, momento que será oportunidade para o Executivo Municipal homenagear oito cidadãos que, no desempenho das suas atividades, contribuíram para o aumento da imagem e do prestígio de Cabeceiras de Basto.
A anteceder à Sessão Solene, proceder-se-á à cerimónia do Hastear da Bandeira com a guarda de honra dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses.
Com a distinção honorífica Grau Ouro vão ser galardoados, durante esta cerimónia evocativa do Dia do Município, José Francisco Basto, Ilídio de Araújo, João Marrana, Helena Cardoso, Teresa Soeiro, Isabel Fernandes e Eduardo Magalhães. Com um Voto de Louvor e Agradecimento será agraciado Luís filipe Silva.
Homenageados:
JOSÉ FRANCISCO BASTO – Medalha de Ouro – Mérito Público, a título póstumo, pelo valioso trabalho, dedicação e cooperação na idealização e concretização de inúmeros projetos de grande importância concelhia, reconhecendo de igual modo, o seu caráter humano, o envolvimento na sociedade civil e o espírito de entrega a nobres causas nas áreas da educação e ação social.
ILÍDIO DE ARAÚJO – Medalha de Ouro – Mérito Público, a título póstumo, em reconhecimento pelo valioso contributo que deu na reformulação da Praça da República, mas também na antiga estação ferroviária do Arco de Baúlhe, aquando da sua passagem a Museu das Terras de Basto.
JOÃO MARRANA – Medalha de Ouro – Mérito Público pelo importante trabalho desenvolvido, mas sobretudo pela dedicação e empenho na procura das melhores soluções para o território, tornando-se um amigo de Cabeceiras de Basto.
HELENA CARDOSO – Medalha de Ouro – Mérito Público em reconhecimento pelo contributo que deu, através da sua atividade, para o impulso e engrandecimento da arte de trabalhar a lã em Cabeceiras de Basto. A designer com especialidade na arte têxtil tradicional portuguesa tem trabalhado com o Município de Cabeceiras de Basto na preservação do ofício da lã executado pelas Mulheres de Bucos na Casa da Lã, contribuindo para a dinamização, modernização e inovação desta arte.
TERESA SOEIRO – Medalha de Ouro – Mérito Público, por todo o trabalho desenvolvido em Cabeceiras de Basto em nome da Cultura, da Etnografia e do Património local. Colabora desde 2014 com o Museu das Terras de Basto para a realização de investigação, exposições temporárias e publicação de estudos sobre ofícios, atividades económicas tradicionais e património imaterial.
ISABEL FERNANDES – Medalha de Ouro – Mérito Público, pela sua dedicação à causa pública, cuja ação contribuiu para o aprofundamento e engrandecimento da história e do património material e imaterial de Cabeceiras de Basto. Em 2010 abraçou a coordenação do Museu das Terras de Basto e no Núcleo da Casa da Lã procurou ‘casar’ o uso das técnicas tradicionais com a contemporaneidade na confeção de peças inovadoras e modernas. A sua dedicação e entrega ao projeto do museu polinucleado das Terras de Basto tem tido reflexos na bibliografia local, mas também na projeção aquém e além-fronteiras destes espaços de memória, onde conhecer é viver
EDUARDO MAGALHÃES – Medalha de Ouro – Mérito Público pelo contributo que deu, através da sua atividade, para o bem-estar e qualidade de vida das populações. O senhor Eduardo sacristão, como é comummente conhecido, é um homem simples, educado e de sorriso afável, que granjeou a afeição e o respeito de milhares de cabeceirenses que com ele se cruzaram na realização dos ofícios religiosos, bem demonstrativos do querer, do esforço, da perseverança, da vontade, da dedicação e empenho deste cidadão de Cabeceiras de Basto.
LUÍS FILIPE SILVA – Voto de Louvor e de Agradecimento – pela competência, profissionalismo, dedicação, espírito de missão e serviços prestados enquanto chefe de gabinete nesta Câmara Municipal durante 15 anos. A sua experiência e profissionalismo foi sendo reconhecida, mandato após mandato, entre 2006 e 2021, tendo assumido a responsabilidade do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal.