Conteúdo

Freguesias trouxeram «Artes e Ofícios» ao Cortejo Etnográfico

Milhares de pessoas assistiram ao desfile pelas principais ruas da vila

25 de setembro, 2023
Freguesias trouxeram «Artes e Ofícios» ao Cortejo Etnográfico
Dedicado ao tema ‘Artes e Ofícios’, o Cortejo Etnográfico integrado no programa da Feira e Festas S. Miguel 2023 saiu à rua esta tarde, 24 de setembro. Milhares de pessoas assistiram ao tradicional desfile que promoveu a cultura popular e etnográfica de Cabeceiras de Basto.
A freguesia de Abadim apresentou neste cortejo o ofício ‘Carpinteiros’; o Arco de Baúlhe e Vila Nune a ‘Cerâmica’; Basto o ‘Ciclo do Pão’; Bucos a ‘Lã/Agricultura’ (processo da lã); Cabeceiras de Basto o ‘Zé Ferreiro’; Cavez o ‘Vinho’; a Faia trouxe ao cortejo os ‘Tanoeiros’; Gondiães e Vilar de Cunhas os ‘Mineiros’; a freguesia de Pedraça o ‘Linho’; Refojos, Outeiro e Painzela os ‘Ferreiros’, o ‘Cesteiro’ e o ‘Lagar do Azeite’; e Riodouro apresentou a arte de ‘Alfaiate’. De salientar que, nesta edição 2023, a freguesia de Alvite e Passos não participou no evento.

Na tribuna, no palco do Parque do Mosteiro, assistiram ao cortejo etnográfico o presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, vereadores, presidentes de Juntas de Freguesia, entre outros autarcas do município e das freguesias.

Centenas de pessoas das várias freguesias mobilizaram-se para construir e ornamentar os carros, participando também como figurantes no próprio cortejo que é o resultado do trabalho de uma equipa - constituída pelas Juntas de Freguesia, associações, coletividades e técnicos do município responsáveis pela organização das Festas - que nos últimos meses se empenhou na produção e concretização do cortejo etnográfico.

A Câmara Municipal regozija-se por todo o trabalho realizado que culminou com a apresentação de um belíssimo desfile, onde se evidenciou a qualidade e a autenticidade das representações etnográficas. À passagem de cada freguesia pelo Parque do Mosteiro foram entregues lembranças a todos os participantes.

Esta noite, a animação musical está a cargo dos Siga a Farra no recinto da Agrobasto.

Na noite de ontem, 23 de setembro, depois da inauguração da 46.ª edição da Agrobasto - Feira das Atividades Económicas de Basto, um dos ‘cabeças de cartaz’ desta edição da Feira e Festas de S. Miguel – os GNR – deram um magnífico concerto no Parque do Mosteiro, onde se juntaram milhares de pessoas. Depois da sessão de fogo de artifício, a animação musical esteve a cargo dos Função Públika que animaram o numeroso público.

O programa da Feira e Festas de S. Miguel prossegue amanhã, 25 de setembro, com a realização do concurso pecuário, no recinto da Agrobasto, a partir das 10h30, decorrendo à noite, a partir das 21h30, nos Claustros do Mosteiro, o espetáculo ‘Maus Hábitos’, mais uma produção do Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (CTCMCB). O elenco é composto por cerca de 20 jovens atores, um espetáculo que conta com a participação especial da Associação de Guias de Cabeceiras de Basto.

Note-se que este espetáculo foi adiado para amanhã devido às más condições climatéricas que se fizeram sentir no passado dia 20 de setembro, dia em que estava inicialmente previsto o espetáculo.

A Feira e Festas de S. Miguel continuam até ao próximo dia 30 de setembro, sábado. As festividades encerram com a realização do Baile de Outono que regressará aos Claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos. A entrada é gratuita, mas obriga ao uso de traje de gala.
Scroll