Conteúdo

Tertúlia e exposição dedicadas ao «Barão de Basto» na Casa do Tempo

Exposição que pode ser visitada até ao final do mês de março de 2025

18 de setembro, 2023
Tertúlia e exposição dedicadas ao «Barão de Basto» na Casa do Tempo
Decorreu na passada sexta-feira, 15 de setembro, na Casa do Tempo de Cabeceiras de Basto mais uma iniciativa destinada a homenagear aqueles que deram o seu contributo em prol do património, da história, do conhecimento e da divulgação da cultura local.
‘Júlio José Fernandes Basto – Cabeceiras de Basto e a Estória do Barão’ foi o mote deste último evento dinamizado pela Câmara Municipal com o propósito de lembrar o ‘Barão de Basto’, grande benemérito desta vila, através de avultadas doações.

O presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, acompanhado do vereador Fernando Basto, participou na iniciativa que teve como oradores Ana Maria Basto – bisneta do Barão de Basto; Luís Miguel Barrocas, docente e colaborador de investigação do Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa; Maria Mota Almeida, professora Adjunta Convidada do Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril; o escritor Francisco Silva; Norberto Tiago Ferraz, licenciado e mestre em Sociologia, autor de diversos artigos e livros sobre a história local; e ainda Pedro Gonçalves, licenciado em História e docente há 28 anos na região de Basto.

Na exposição que pode ser visitada até ao final do mês de março de 2025, no Corredor do Tempo, os visitantes poderão apreciar objetos e documentos originais cedidos pelos familiares de Júlio José Fernandes Basto. Note-se que a elaboração desta exposição contou com a colaboração da bisneta do Barão de Basto, Ana Maria Basto.

Júlio José Fernandes Basto – ‘O Barão de Basto’ – nasceu na aldeia de Leiradas, na freguesia de Riodouro, Cabeceiras de Basto, a 18 de fevereiro de 1850. Foi agraciado com o título nobiliárquico de Barão a 8 de agosto de 1889, pelo Rei D. Luís I, atendendo aos serviços prestados à pátria. Foi um grande empreendedor, desenvolvendo várias áreas de negócio no Brasil, sendo as mais relevantes ligadas ao comércio de borracha, ao imobiliário e à banca e foi também herdeiro de uma fortuna colossal.
Scroll