Conteúdo

Exposição dedicada à «Romaria de Nossa Senhora dos Remédios» para ver até 2025

Exposição é constituída por cinco painéis com textos e fotografias e algumas peças

4 de setembro, 2023
Exposição dedicada à «Romaria de Nossa Senhora dos Remédios» para ver até 2025
Os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves e Joaquim Barreto, respetivamente, inauguraram sexta-feira, dia 1 de setembro, a exposição dedicada à ‘Romaria de Nossa Senhora dos Remédios do Arco de Baúlhe’ no Núcleo Ferroviário do Museu das Terras de Basto. A exposição estará aberta ao público até maio de 2025.
Marcaram igualmente presença nesta iniciativa vereadores, o presidente da Junta de Freguesia do Arco de Baúlhe e Vila Nune, o pároco da freguesia, a coordenadora da exposição, Isabel Fernandes, ela que é a diretora do Paço de Duques de Bragança, Museu Alberto Sampaio e Castelo de Guimarães, representantes do movimento associativo local, entre outros convidados e público em geral.

Esta exposição retrata a evolução da romaria, desde os primórdios, à construção da nova capela, passando pela constituição da Irmandade até à festa na atualidade, sem esquecer a vigorosa devoção em torno do culto a Nossa Senhora.

A exposição é constituída por cinco painéis com textos e fotografias e algumas peças que aludem à Festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios no Arco de Baúlhe, uma tradição com mais de 300 anos no concelho de Cabeceiras de Basto.

O primeiro painel contextualiza o local e a festa: o Arco de Baúlhe, a capela de Nossa Senhora dos Remédios, a Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios e a Festa de Nossa Senhora dos Remédios; o segundo painel diz respeito à tradição da Erguida do pau da Bandeira, ou melhor, ao Fim de Semana da Erguida do Pau, que acontece sempre no primeiro fim de semana de agosto, e que atualmente se desdobra em várias iniciativas: a Noite do Pau, o Benzer do Pão, a Erguida do Pau da Bandeira, o Leilão das Oferendas e o Merendeiro; o terceiro painel que é dedicado à descrição da imagem de Nossa Senhora dos Remédios; o quarto painel carateriza a Festa de Nossa Senhora dos Remédios na atualidade: a Novena, a procissão de velas, a Procissão do Triunfo, o Arraial e as Oferendas; e o quinto e último painel que dá a conhecer a Lenda das Sete Senhoras e descreve o Encontro das Sete Senhoras realizado no dia 15 de agosto de 2022, no Arco de Baúlhe.

No final da inauguração e visita à exposição, o Rancho Folclórico de S. Martinho de Arco de Baúlhe atuou para os presentes no Núcleo Ferroviário.
Scroll