Cabeceiras de Basto acolheu 250 jovens peregrinos
A caminho das Jornadas Mundiais da Juventude
2 de agosto, 2023
Durante seis dias, entre 25 e 31 de julho, Cabeceiras de Basto acolheu cerca de 250 pessoas de várias nacionalidades que estão por esta altura em Portugal para participarem das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), evento que teve hoje um dos ‘pontos altos’ com a chegada do Papa Francisco a Lisboa, onde decorre o grandioso encontro de jovens católicos.
Aos jovens peregrinos, juntaram-se padres e diáconos, três bispos e um cardeal do Luxemburgo, comitiva que o presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, acompanhou em várias circunstâncias, desde a eucarística de boas-vindas ao momento de despedida, na segunda-feira, dia 31.
No global, estiveram envolvidos nesta receção aos peregrinos das JMJ cerca de 60 voluntários das paróquias do concelho cabeceirense.
Oriundos maioritariamente da Austrália, Luxemburgo e França, mas também da Tailândia, Filipinas, México, Senegal, Etiópia, Vietname, Brasil, Cabo Verde, entre outras nacionalidades, os jovens ficaram instalados nos espaços preparados pela Câmara Municipal para o efeito, concretamente nos Pavilhões Gimnodesportivos de Refojos e do Arco de Baúlhe. Paralelamente, a autarquia assegurou uma média de 600 refeições diárias e acompanhou o programa de animação que incluiu visitas ao património edificado e paisagístico do concelho.
Do roteiro de seis dias de estadia em Cabeceiras de Basto fizeram parte visitas ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos, à Casa do Tempo, ao Núcleo de Arte Sacra, ao Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe, ao Centro de Educação Ambiental e zona de Vinha de Mouros. Uma caminhada orientada pelo Projeto Raízes, um piquenique no parque de merendas e momentos de descontração na zona de banhos da Ranha e nas piscinas municipais descobertas foram também experiências proporcionadas aos peregrinos que tiveram também oportunidade de participar em momentos de animação musical no Parque do Mosteiro em Cabeceiras de Basto e na Praça Adriano Valente em Arco de Baúlhe.
Note-se que, no total, são 100 os jovens peregrinos de Cabeceiras de Basto que participam por estes dias nas Jornadas Mundiais da Juventude 2023 que decorrem na capital até domingo, dia 6 de agosto.