Conteúdo

Cabeceiras de Basto acolheu formação da APAV

Ação no âmbito do projeto ‘Portugal Mais Velho – Formar quem Cuida, Sensibilizar quem Decide’

14 de julho, 2023
Cabeceiras de Basto acolheu formação da APAV
Cabeceiras de Basto, em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Ave, acolheu nos dias 11 e 12 de julho uma ação de formação, gratuita e certificada, promovida pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e pela Fundação Calouste Gulbenkian, dirigida a cuidadores profissionais sobre o tema da violência contra pessoas idosas e a prestação de cuidados.
Esta ação de formação, que decorreu na Casa do Tempo, realizou-se no âmbito do projeto ‘Portugal Mais Velho – Formar quem Cuida, Sensibilizar quem Decide’, uma iniciativa follow-up do ‘Portugal Mais Velho (janeiro de 2019 – outubro de 2020)’, no qual foi feita uma reflexão acerca das dificuldades do Estado, das comunidades e das famílias no âmbito do envelhecimento e da violência contra pessoas idosas.

Durante a iniciativa identificou-se a premente necessidade de formar aqueles que cuidam de pessoas idosas para melhor sinalizarem, intervirem e prevenirem os fatores de risco da violência contra pessoas idosas no exercício das suas funções.

Esta sessão contou com a presença de técnicos das IPSS do concelho e de três dos municípios da Comunidade Intermunicipal do Ave.
Scroll