Conteúdo

Exercício ARex 2023 testa operacionais e meios no sábado

Exercício tem como objetivo testar a organização e sistematização dos meios de proteção e socorro

29 de junho, 2023
Exercício ARex 2023 testa operacionais e meios no sábado
Decorreu ontem à tarde, 28 de junho, na Sala de Acolhimento ao Visitante, a reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil de Cabeceiras de Basto, durante a qual foi apresentado aos comissários o Exercício ARex 2023 que tem como finalidade testar o Plano de Emergência de Proteção Civil de Cabeceiras de Basto, recentemente aprovado.
A reunião contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, do coordenador municipal de proteção civil, dos representantes das entidades que integram a Comissão e, a convite do presidente da Câmara Municipal, o Comando Sub-Regional do Vale do Ave da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e presidentes de Juntas de Freguesia.

O Exercício ARex 2023 vai acontecer no próximo sábado, dia 1 de julho, pelas 15 horas, no nó viário da EN 206, junto à praça Adriano Valente, no Arco de Baúlhe. O Exercício tem como objetivo testar a organização e sistematização dos meios de proteção e socorro; testar e exercitar os procedimentos previstos nos instrumentos de planeamento, nomeadamente no Plano de Emergência, como resposta a um cenário de acidente de viação seguido de incêndio numa zona habitacional e comercial.

Os cenários simulados e controlados irão permitir que as diferentes entidades se familiarizem com as suas missões numa emergência que ocorre numa área circunscrita da via pública.

Estarão envolvidos diretamente no Exercício 42 operacionais e 17 veículos de um universo total de 75 participantes e 35 veículos.

Esta é uma iniciativa da responsabilidade do Serviço Municipal de Proteção Civil de Cabeceiras de Basto que contará com a participação, neste Exercício ARex 2023, das seguintes entidades: Associação Guias de Portugal – 1.ª Companhia de Cabeceiras de Basto (AGP); Corpo de Bombeiros Voluntários Cabeceirenses (CB); Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) - Delegação do Arco de Baúlhe; Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) - Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Ave; Centro Operacional Norte do 112 (CONOR); Guarda Nacional Republicana (GNR) – Posto Territorial de Cabeceiras de Basto; Infraestruturas de Portugal, S.A. (IP); Instituto Nacional de Emergência Médica, I.P. (INEM); Junta de Freguesia (JF) do Arco de Baúlhe e Vila Nune; Polícia Municipal (PM) de Cabeceiras de Basto; e o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Cabeceiras de Basto.
Scroll