Conteúdo

Casa do Tempo tem em exposição «Carlos Basto - Obra e biografia»

Iniciativa integrada na Feira do Livro que contou com um programa muito variado

5 de junho, 2023
Casa do Tempo tem em exposição «Carlos Basto - Obra e biografia»
Foi inaugurada no passado sábado, dia 3 de junho, na Casa do Tempo, a exposição ‘Carlos Basto - Obra e biografia’, autor das ilustrações do livro ‘Uma Terra, Cabeceiras de Basto. Uma lenda, O Basto’, mostra que poderá ser visitada durante os próximos meses. A exposição foi inaugurada pela vereadora Carla Lousada, na presença de familiares e amigos do artista multifacetado que, desde cedo, revelou a sua aptidão para as artes.
A mostra composta por dezenas de telas e livros de Carlos Basto foi apresentada pelo filho do artista.

Carlos Basto Nasceu a 20 de abril de 1932, em Barcelos, cidade onde desempenhou vários cargos públicos e em instituições privadas, na organização e promoção da cultura, do turismo e do artesanato, dadas as suas qualidades artísticas, intelectuais e humanas. Nos anos 50, dedicou-se especialmente à “caricatura”, na Faculdade de Ciências do Porto, tendo ganho o 3.º prémio no Concurso Nacional do Centro Universitário do Porto. Na década de 60, a “fotografia” e o “cinema” marcaram a sua área de expressão artística, tendo sido premiado nacional e internacionalmente.

Participou em várias exposições coletivas, sobretudo na região norte do país, entre as quais, a participação na Festa da Cultura de Cabeceiras de Basto, nos anos de 2002 e 2003. Fez a sua primeira exposição individual em Barcelos, sua terra natal, em 1992, e no ano de 2002, expôs no Posto de Turismo de Cabeceiras de Basto. Foi cronista em diversos jornais e revistas e editou vários livros com desenhos e aguarelas. Em 2011, a convite da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, ilustrou o livro ‘Uma terra, Cabeceiras de Basto. Uma lenda, O Basto’.

Esta foi mais uma iniciativa integrada na Feira do Livro 2023 que contou com um programa muito rico e variado, ao longo de quatro dias, em Cabeceiras de Basto.

Note-se que na tarde de sábado foi apresentado ao público o livro em banda desenhada do autor Mário Teixeira, obra intitulada ‘Confinados/encafuados/embiocados e desconfiados’.

À noite decorreu na Praça da República a apresentação do DVD do Concerto “…Il Grande Ignoto Oniros Ensemble” com música de Joaquim dos Santos, uma produção Oniros Ensembl, com a colaboração do Teatro de Vila Real e do município de Cabeceiras de Basto.

O programa da Feira do Livro contou, ainda, com a iniciativa ‘Ser ATOR por um dia’ - Jogos de improvisação teatral, uma produção da ADN Palco - Companhia Profissional de Teatro de Coimbra que durante dois dias juntou as crianças e jovens cabeceirenses na preparação de uma peça de teatro.

Integraram, também, esta segunda edição da Feira do Livro o concerto final de ano (coro, orquestras de cordas e sopros) da Academia de Música de Cabeceiras de Basto; a atuação dos alunos do Clube da Música do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto; a LIRA - Associação Amigos da Música; e, ainda, o Concerto de Primavera da Banda Cabeceirense.

Às iniciativas assistiram os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, vereadores, presidentes de Juntas de Freguesia, entre outros autarcas e população em geral.

Esta edição 2023 da Feira do Livro contou, igualmente, com a exposição e venda de livros por editoras nacionais, bem como por livrarias/papelarias locais, estando igualmente em exposição permanente a oferta formativa e trabalhos desenvolvidos pelas, nessa área, pelas instituições locais e ensino superior.
Scroll