Feira do Livro de portas abertas até domingo na Praça
Feira do Livro representa uma marca cultural permanente na agenda do município
2 de junho, 2023
Abriu ao público no dia 1 de junho, a edição 2023 da Feira do Livro de Cabeceiras de Basto na Praça da República, certame que decorre até domingo, dia 4 de junho, na Praça da República, em pleno centro da vila cabeceirense.
Um peddy-paper turístico organizado pelo IEFP e a apresentação do espetáculo teatral ‘Solução Problemática’ para crianças do concelho marcaram a primeira manhã da Feira do Livro que coincidiu com a celebração do Dia Mundial da Criança.
O espetáculo ‘Solução Problemática’ foi apresentado pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (CTCMCB), em três sessões, para mais de 840 crianças de 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas e do Centro Social de Cabeceiras de Basto. O CTCMCB apresentou, assim, um texto dramático com forte inspiração no livro ‘O que fazer com um Problema?’, incluído no Plano Nacional de Leitura e com autoria de Kobi Yamada.
Ao final da tarde, decorreu na Casa do Tempo a apresentação pública da obra ‘Gondiães e Samão: A Festa das Papas de S. Sebastião’ de Teresa Soeiro. Para além da autora, a iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, do presidente da Junta de Freguesia de Gondiães e Vilar de Cunhas, Manuel Ramos, e de Luís Filipe Silva que fez a apresentação da autora, bem como o enquadramento do trabalho que Teresa Soeiro tem vindo a desenvolver no concelho cabeceirense.
Na sessão participaram também vereadores, habitantes de Gondiães e Vilar de Cunhas e público em geral.
O livro ‘Gondiães e Samão: A Festa das Papas de S. Sebastião’ foi “concebido em diálogo com os habitantes de Gondiães e Samão” e procura “tirar partido do saber e do profundo conhecimento que os residentes possuem sobre a terra e a sociedade local”, palavras da autora.
À noite, no Espaço de Acolhimento ao Visitante - Auditório Ilídio dos Santos realizou-se o concerto ‘duo Em Forma de Pera’ com os músicos David Rodrigues, no bandolim, e Tadeu Filipe, no cravo. Assistiram ao momento musical a vereadora Carla Lousada, acompanhada do presidente da Junta de Freguesia de Refojos Outeiro e Painzela, Leandro Campos, técnicos do município e população em geral.
Devido às condições climatéricas adversas foi cancelada a apresentação da peça de teatro ‘Memorial do Convento’ prevista para a Praça da República.
Durante o dia de hoje, 2 de junho, realizaram-se atividades voltadas para a comunidade educativa, designadamente a Hora do Conto ‘Os três desejos’, protagonizada pela contadora de histórias Inácia Cruz, iniciativa organizada pela Câmara Municipal e produzida pela Editora Opera Omnia. Participaram na iniciativa alunos do ensino pré-escolar e do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas e pré-escolar do Centro Social de Cabeceiras de Basto.
Decorreu, ainda, no Poço do Frade a ‘Experiência Náutica: Canoagem’ com alunos do 2.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto e a exibição do filme ‘S. Bartolomeu – Como ela o amava’, de Luís Costa Ribeiro, na Casa do Tempo.
Esta noite serão apresentados dois livros e a Praça da República recebe, a partir das 22h30, um desfile de moda organizado pela Câmara Municipal, em colaboração com o Instituto de Emprego e Formação Profissional; Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto; e a Casa da Lã, com a participação especial da estilista Helena Cardoso.
Esta edição 2023 da Feira do Livro conta com a exposição e venda de livros por editoras nacionais, bem como por livrarias/papelarias locais, estando igualmente em exposição permanente a oferta formativa e trabalhos desenvolvidos pelas, nessa área, pelas instituições locais e ensino superior.
A Feira do Livro de Cabeceiras de Basto representa uma marca cultural permanente na agenda do município.