Conteúdo

Obras nos sistemas de abastecimento de água da Sra. de Fátima e das Lameirinhas

Modernização permanente dos sistemas de abastecimento de água potável

2 de junho, 2023
Obras nos sistemas de abastecimento de água da Sra. de Fátima e das Lameirinhas
O presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, acompanhado do vereador Fernando Basto, visitou no dia 31 de maio, os trabalhos que foram efetuados na conservação de captações de água, adutoras e reservatório dos sistemas de abastecimento de água da Sra. de Fátima, freguesia de Refojos de Basto, Outeiro, Painzela e das Lameirinhas, na freguesia de Cabeceiras de Basto.
Acompanharam os autarcas técnicos do Município e o presidente da Junta de freguesia de Cabeceiras de Basto, José Carlos Rebelo.

As obras, agora em curso naqueles sistemas de abastecimento da Sra. de Fátima e das Lameirinhas têm como objetivo assegurar uma maior quantidade e qualidade de água fornecida às populações.

O sistema de abastecimento de água da Senhora de Fátima serve já uma população residente de 500 pessoas, sendo que no período de verão essa população tende a aumentar. A intervenção realizada no sistema das Lameirinhas (zona alta) na freguesia de Cabeceiras de Basto, envolveu a entrada em funcionamento de nova origem de água recentemente explorada, com ativação de cerca de 1.400 metros de novas adutoras de maior capacidade e qualidade. Este sistema serve uma população residente de 350 pessoas, sendo que no período de verão a população tende também a aumentar.

Este esforço de melhoria das iniciativas de manutenção das captações e reservatórios insere-se no esforço de modernização permanente dos sistemas de abastecimento de água potável, nos quais a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto tem promovido, nos últimos anos, forte investimento em todas as freguesias, nas quais existiam sistemas de abastecimento de água com carências.
Scroll