Conteúdo

Ação de sensibilização juntou autarcas das freguesias

Lei de Bases da Proteção Civil e papel dos presidentes de Junta de Freguesia enquanto agentes de proteção civil,

23 de maio, 2023
Ação de sensibilização juntou autarcas das freguesias
Realizou-se no passado dia 19 de maio, na sala Ilídio dos Santos, uma ação de sensibilização dirigida aos presidentes de Junta de Freguesia, promovida pela Câmara Municipal e pelo Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Ave. Nesta sessão foram abordados temas como a Lei de Bases da Proteção Civil, o papel dos presidentes de Junta de Freguesia enquanto agentes de proteção civil, bem como a importância da informação à população.
Foi, igualmente, abordado o Plano de Operações Sub-Regional do Ave 2023 elaborado na sequência da implementação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), o qual se constitui como um instrumento de planeamento, organização, coordenação e comando operacional para todos os agentes de proteção civil.

Para além do presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, marcaram presença nesta iniciativa o comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Ave, o 2.º Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Ave, o chefe do Núcleo de Coordenação Sub-regional de Gestão de Fogos Rurais do Ave – ICNF, bem como o comandante dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses.
Scroll