Conteúdo

Iberdrola dinamiza formação de sensibilização ambiental para alunos

Evento decorre dia 25 de maio, pelas 9h30, e terá como ponto de encontro uma parcela florestal, situada entre a Junta de Freguesia de Gondiães e a praia de Gondiães

22 de maio, 2023
Gondiães - floresta
Na manhã do próximo dia 25 de maio, a Iberdrola promoverá uma iniciativa de sensibilização ambiental direcionada a alunos de Cabeceiras de Bastos, de forma a dar a conhecer algumas das medidas de compensação ambiental aplicadas pela Iberdrola na freguesia de Gondiães. A ação terá lugar em parcelas florestais intervencionadas pela Iberdrola e na praia fluvial de Gondiães.
Esta iniciativa pretende envolver a população dos arredores do Sistema Eletroprodutor do Tâmega através de uma formação de sensibilização ambiental em relação às atividades desempenhadas pela Iberdrola, específicamente em Gondiães.

Nesta âmbito foram convidados 35 alunos do 11º ano do Externato São Miguel de Refojos, de Cabeceiras de Basto, a conhecer algumas medidas de compensação ambiental realizadas nesta freguesia, envolvendo ações relativas à flora e à fauna local.

Complementarmente, a atividade também abordará as boas práticas no manuseamento de espécies exóticas invasoras aquáticas e contará com a libertação de importantes espécies cinegéticas da região como as perdizes, coelhos e trutas, representando o ar, a terra e a água, os meios que compõem o ecossistema.

A medida mais eficaz para controlar e impedir a propagação de espécies exóticas no meio aquático é a sensibilização, portanto, estas sessões para crianças são essenciais para cuidar e preservar as albufeiras e rios.

Entidades como a proteção civil, ICNF, UTAD, associação de baldios e junta da freguesia estarão também presentes com atividades paralelas.

Esta iniciativa da Iberdrola conta com o apoio da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
Scroll