Município de Cabeceiras de Basto participa em Intercâmbio de Boas Práticas
Iniciativa foi promovida pelo Município de Vila Pouca de Aguiar
19 de maio, 2023
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto encontra-se a dinamizar o Plano Municipal para a Igualdade de Género, uma iniciativa financiada pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE), pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), pelo Portugal 2020 (PT2020) e pela União Europeia/Fundo Social Europeu (EU/FSE).
Neste âmbito, Cabeceiras de Basto participou no Intercâmbio de Boas Práticas, promovido pelo município de Vila Pouca de Aguiar e que versou a incorporação da perspetiva de género, no âmbito das políticas públicas locais.
Para além do município de Cabeceiras de Basto, representado por Carla Lousada, Conselheira Municipal para a Igualdade, estiveram presentes mais três municípios, dando a conhecer o trabalho efetuado no âmbito dos respetivos planos municipais para a igualdade. Marcaram presença os municípios de Guimarães, Vila Pouca de Aguiar e Carrazeda de Ansiães, com a moderação de Daniela Monteiro, docente da Universidade Católica e investigadora da equipa para a Igualdade na Vida Local.
Rosa Oliveira, em representação da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), salientou a importância do poder local na promoção de ações que contribuam para a territorialização da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 ‘Portugal Mais Igual’ (ENIND), ao nível local, especificamente através da implementação de Planos Municipais para a Igualdade.
Alberto Machado, presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar deu início à Sessão, sublinhando o compromisso da autarquia na prossecução de uma política para a igualdade. O evento contou com a presença de Ana Rita Dias, vice-presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar e Conselheira Municipal para a Igualdade, bem como da vereadora da Ação Social daquele município, Manuela Castanheira.