Conteúdo

Exposição e tertúlia sobre o escultor António Pacheco na Casa do Tempo

Iniciativas inserem-se no âmbito do Plano de Atividades da Casa do Tempo

18 de maio, 2023
Exposição e tertúlia sobre o escultor António Pacheco na Casa do Tempo
É inaugurada amanhã à noite, 19 de maio, pelas 21h30, na Casa do Tempo de Cabeceiras de Basto, a exposição ‘Retrospetiva da Obra do Escultor António Pacheco’, evento que contará com a realização da tertúlia ‘A Vida e a Obra do Escultor António Pacheco’ que terá como oradores José Marques Fernandes, António Afonso e Francisco Pacheco.
António José Barroso Martins Pacheco, nasceu na Casa da Baladã, na freguesia de Abadim, Cabeceiras de Basto. Licenciou-se em Belas-Artes na Escola Superior de Belas Arte do Porto e é o autor de várias obras que embelezam espaços públicos da Vila de Cabeceiras de Basto, entre as quais, o Monumento Comemorativo das Bodas de Ouro do Colégio S. Miguel de Refojos (1995), na Praça da República; o Monumento ao Agricultor (1997), no Campo do Seco e o Busto de José Martins Pacheco (1997), no cruzamento da rua com o mesmo nome, com a rua Venâncio Gonçalves Pereira.

A obra do escultor António Pacheco está espalhada pelo país e estrangeiro, contribuindo dessa forma para a promoção e divulgação da nossa terra. Foi-lhe atribuída, em 2009, pela autarquia cabeceirense a medalha de mérito Grau Ouro e o seu nome a um arruamento da vila.

A exposição e tertúlia sobre a Vida e a Obra do escultor António Pacheco inserem-se no âmbito do Plano de Atividades 2023 da Casa do Tempo.
Scroll