Celebramos hoje, dia 9 de maio, o Dia da Europa. O dia da unificação do continente europeu e dos países membros da União Europeia. O dia da união dos povos europeus.
Falar da Europa é falar dos valores que estiveram subjacentes à construção deste grande e valioso continente que é nosso e pelo qual continuamos hoje a lutar para manter unido, forte, coeso, solidário e pacífico.
Depois de dois difíceis anos de pandemia que mudaram a Europa e o Mundo, deparamo-nos, também há mais de um ano, com os desafios motivados pela guerra na Ucrânia que têm gerado crises económicas, financeiras e sociais que ainda não têm fim à vista. E somos hoje, mais uma vez, chamados a refletir sobre a democracia e sobre os conceitos a ela implícitos como a igualdade, a liberdade, a participação cívica, a tolerância e a pluralidade.
Nós – Portugal – temos feito a nossa parte mas sei bem que há, ainda, um importante caminho a percorrer para continuar a manter viva e sã esta nossa Europa e os princípios que todos defendemos em prol do bem-estar de todos.
Acredito que juntos encontraremos as melhores soluções e as melhores alternativas para a construção do futuro risonho que ambicionamos.
Francisco Luís Teixeira Alves
[Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto]
9 de maio de 2023