Estudantes trouxeram Assembleia Municipal Jovem temas muito atuais
Assembleia Municipal Jovem ficou marcada por uma forte participação dos alunos
26 de abril, 2023
Realizou-se na tarde de24 de abril, a Assembleia Municipal Jovem integrada no programa comemorativo do 25 de Abril que juntou, na Sala de Sessões da Assembleia Municipal, 40 estudantes do 9º ano e do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto.
Para além dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves e Joaquim Barreto, respetivamente, participaram também nesta Assembleia Municipal Jovem os vereadores Fernando Basto e Carla Lousada (PS), Manuel Teixeira e António Fernandes (PPD/PSD-CDS-PP), os deputados municipais Carlos Teixeira (em representação do PS), Marco Gomes (em representação do grupo IPC), André Gustavo Magalhães (em representação da coligação PPD/PSD-CDS-PP) e em representação da direção do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, Fátima Carvalho.
À Assembleia Municipal os jovens alunos trouxeram para debate temas “muito atuais” como as alterações climáticas, o despovoamento e envelhecimento da população e a fixação de jovens no território, aos quais o presidente da Câmara Municipal deu resposta.
Depois de dar as boas-vindas a todos os alunos, professores e autarcas, o presidente da Assembleia Municipal, Joaquim Barreto, salientou a importância de se preparar os jovens para a participação cívica e política, agradeceu o empenho e envolvimento de todos nesta iniciativa.
O presidente da Câmara Municipal explicou que esta iniciativa tem como objetivo incentivar a participação cívica dos jovens, criando um espaço de diálogo entre estes e os decisores políticos com o intuito de dar voz aos jovens no âmbito das políticas públicas municipais.
Enaltecendo a realização da Assembleia Municipal Jovem, os vereadores do PPD/PSD-CDS-PP, bem como os representantes das forças políticas com representação na Assembleia Municipal, desafiaram os jovens estudantes a “envolverem-se” na vida política “sem medo” e a darem voz aos ideais de Abril.
“Espero que agarrem a oportunidade de fazer valer o 25 de Abril”, desafiou a professora Fátima Carvalho.
A edição 2023 da Assembleia Municipal Jovem ficou marcada por uma forte participação dos alunos que, de uma forma esclarecedora, abrangente e rica, apresentaram as suas principais preocupações aos órgãos políticos decisores.