Conteúdo

Estudantes trouxeram Assembleia Municipal Jovem temas muito atuais

Assembleia Municipal Jovem ficou marcada por uma forte participação dos alunos

26 de abril, 2023
Estudantes trouxeram Assembleia Municipal Jovem temas muito atuais
Realizou-se na tarde de24 de abril, a Assembleia Municipal Jovem integrada no programa comemorativo do 25 de Abril que juntou, na Sala de Sessões da Assembleia Municipal, 40 estudantes do 9º ano e do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto.
Para além dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves e Joaquim Barreto, respetivamente, participaram também nesta Assembleia Municipal Jovem os vereadores Fernando Basto e Carla Lousada (PS), Manuel Teixeira e António Fernandes (PPD/PSD-CDS-PP), os deputados municipais Carlos Teixeira (em representação do PS), Marco Gomes (em representação do grupo IPC), André Gustavo Magalhães (em representação da coligação PPD/PSD-CDS-PP) e em representação da direção do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, Fátima Carvalho.

À Assembleia Municipal os jovens alunos trouxeram para debate temas “muito atuais” como as alterações climáticas, o despovoamento e envelhecimento da população e a fixação de jovens no território, aos quais o presidente da Câmara Municipal deu resposta.

Depois de dar as boas-vindas a todos os alunos, professores e autarcas, o presidente da Assembleia Municipal, Joaquim Barreto, salientou a importância de se preparar os jovens para a participação cívica e política, agradeceu o empenho e envolvimento de todos nesta iniciativa.

O presidente da Câmara Municipal explicou que esta iniciativa tem como objetivo incentivar a participação cívica dos jovens, criando um espaço de diálogo entre estes e os decisores políticos com o intuito de dar voz aos jovens no âmbito das políticas públicas municipais.

Enaltecendo a realização da Assembleia Municipal Jovem, os vereadores do PPD/PSD-CDS-PP, bem como os representantes das forças políticas com representação na Assembleia Municipal, desafiaram os jovens estudantes a “envolverem-se” na vida política “sem medo” e a darem voz aos ideais de Abril.

“Espero que agarrem a oportunidade de fazer valer o 25 de Abril”, desafiou a professora Fátima Carvalho.

A edição 2023 da Assembleia Municipal Jovem ficou marcada por uma forte participação dos alunos que, de uma forma esclarecedora, abrangente e rica, apresentaram as suas principais preocupações aos órgãos políticos decisores.
Scroll