Comemorações do 25 de Abril arrancam domingo com concerto de órgão de tubos
Município preparou um programa de atividades para assinalar a data
21 de abril, 2023
Cabeceiras de Basto prepara-se para celebrar os 49 anos do 25 de Abril – “Revolução dos Cravos” que ocorreu a 25 de abril de 1974 – acontecimento que ditou o fim do regime ditatorial do Estado Novo e o início do processo de implantação do regime democrático em Portugal.
Para assinalar este marco histórico, o município cabeceirense preparou um programa de atividades que tem como ponto alto, à semelhança de edições anteriores, a Sessão Solene evocativa que vai decorrer na sala de sessões da Assembleia Municipal, a partir das 10h45, do dia 25 de abril, terça-feira.
O programa arranca na tarde de 23 de abril, domingo, a partir das 15h30, com o Concerto de Páscoa de Órgão de Tubos na Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos protagonizado pelo organista Pedro Monteiro. Este recital de órgão barroco é organizado pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela Paróquia de S. Miguel de Refojos e tem entrada livre.
Na segunda-feira, dia 24 de abril, a partir das 15 horas, tem lugar na sala de sessões da Assembleia Municipal a edição 2023 da Assembleia Municipal Jovem que contará com os alunos do 9.º ano e do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, num total de cerca de 40 estudantes.
No dia 25 de abril, feriado nacional, o dia será dedicado às provas desportivas e à Sessão Solene da Assembleia Municipal.
Pelas 9h30 do dia 25, no Parque do Mosteiro, realizam-se as Corridas da Liberdade organizadas pela ADIB e às 10h30 tem lugar, no edifício dos Paços do Concelho, o Hastear da Bandeira Nacional com guarda de honra pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses.
Pelas 10h45, na Sala de Sessões da Assembleia Municipal, realiza-se a Sessão Solene da Assembleia Municipal, seguida da entrega de prémios das provas desportivas, a partir das 12h00, no Parque do Mosteiro.