Conteúdo

Sessão de sensibilização sobre a Vespa Velutina marcou arranque da Semana da Proteção Civil

Semana da Proteção Civil em Cabeceiras de Basto decorre até ao próximo sábado 4 de março

1 de março, 2023
Sessão de sensibilização sobre a Vespa Velutina marcou arranque da Semana da Proteção Civil
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, presidiu ontem, dia 28 de fevereiro, à sessão de sensibilização sobre a Vespa Velutina que marcou o arranque da Semana da Proteção Civil no concelho. A iniciativa que decorreu na Casa do Tempo contou também com a presença do vereador Fernando Basto, presidentes de Juntas de Freguesia, apicultores e população em geral.
A sessão de sensibilização teve como oradores Patrícia Machado da CIM do Ave, Tiago Moreira da APICAVE e Luís Freitas do Serviço Municipal de Proteção Civil de Cabeceiras de Basto.

Face à sua estratégia de reprodução e elevada capacidade de disseminação, a presença da vespa asiática (vespa velutina) em Portugal representa um risco para a apicultura, para a produção agrícola, para o ambiente e para o bem-estar e segurança dos cidadãos. No município de Cabeceiras de Basto a tarefa de eliminação dos ninhos de vespa velutina está atribuída ao Serviço Municipal de Proteção Civil, missão que depende também da participação ativa da sociedade civil, que se pretende cada vez mais sensibilizada e informada sobre o tema.

A Semana da Proteção Civil em Cabeceiras de Basto decorre até ao próximo sábado, dia 4 de março, sendo um evento que conta com várias iniciativas que pretendem sensibilizar a população para a importância da proteção civil, dar a conhecer todos os meios e intervenientes que atuam nesta área e promover a discussão e diálogo em torno dos riscos a que todas as populações estão sujeitas.
Scroll