Antiga Escola de Lameiros será convertida em Centro de Formação de Sapadores Florestais
Deliberações da última reunião da Câmara Municipal
27 de fevereiro, 2023
O Executivo Municipal de Cabeceiras de Basto aprovou, por unanimidade, na sua última reunião camarária, de 24 de fevereiro, o início do procedimento da empreitada de ‘Requalificação da Escola EB1 e Jardim de Infância de Lameiros em Centro de Formação de Sapadores Florestais’, com um prazo de execução de 365 dias e cujo valor base do procedimento não ultrapassa os 232 mil euros.
O Executivo Cabeceirense aprovou, igualmente, a designação do júri e o gestor do contrato.
A antiga Escola de Lameiros será convertida num espaço para acolher e formar equipas especiais de sapadores florestais, ficando o equipamento preparado para acolher oito sapadores em cada dormitório. Para além de uma sala de formação, o novo espaço contará com dormitórios, balneário, refeitório/cozinha, lavandaria e sala de ferramentas.
Durante a reunião foi aprovada a celebração de mais três protocolos de colaboração com a Demoporto – Clube de Desportos Motorizados do Porto, a Fábrica da Igreja Paroquial de São Miguel de Refojos de Basto e o Clube Equestre de Basto.
O protocolo com a Demoporto estabelece a atribuição de um apoio financeiro no montante de 15.700 euros para a realização da edição 2023 do Rally Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas, Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto, prova a decorrer entre os dias 10 e 12 de março próximos.
Já o protocolo de colaboração a estabelecer com a Fábrica da Igreja Paroquial de São Miguel de Refojos de Basto define um apoio financeiro na ordem dos 3.500 euros para a realização dos concertos de órgão de tubos na Páscoa e Natal, Encontro de Coros, bem como restante dinamização cultural na Igreja de São Miguel de Refojos de Basto.
O protocolo a rubricar com o Clube Equestre de Basto prevê a atribuição de um apoio monetário no valor de 25.000 euros para a organização da Feira do Cavalo, Regional de Ensino e Equitação de Trabalho, dinamização das corridas de cavalos e passeio equestre na Feira/Festas de S. Miguel, bem como a participação em eventos culturais promovidos pelo município.
De entre outros assuntos, foram aprovados por unanimidade mais cinco apoios à natalidade no montante global de 2.500 euros.