Conteúdo

Executivo Municipal aprova normas dos Cantares de Reis das Escolas

Deliberações da última reunião da Câmara Municipal

16 de janeiro, 2023
Reunião da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto
O Executivo Municipal de Cabeceiras de Basto reuniu na passada sexta-feira, dia 13 de janeiro, na sede da Junta de Freguesia de Basto, naquela que foi a terceira reunião pública descentralizada do mandato 2021-2025, ao abrigo do artigo 2.º do Regimento da Câmara Municipal.
Durante a reunião foram aprovadas, por unanimidade, as normas de participação do XXIII Encontro de Cantares de Reis das Escolas do Concelho de Cabeceiras de Basto, evento que decorre na última sexta-feira deste mês de janeiro, dia 27, no Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos. As inscrições estão abertas até ao dia 18 de janeiro na Câmara Municipal.

O evento tem como destinatários todos os alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas, bem como os alunos do pré-escolar do Centro Social de Cabeceiras de Basto. Os Cantares de Reis das Escolas têm como objetivo reviver a tradição, estimulando a defesa do património cultural e a recriação dos Cantares dos Reis por parte dos alunos. Os grupos deverão apresentar-se com trajes e instrumentos típicos.

Todos os grupos participantes receberão um prémio no valor de 60 euros a utilizar numa livraria/papelaria do concelho cabeceirense.

Com quatro votos contra e dois a favor, foi rejeitada a proposta de designação dos representantes da parte pública para os cargos de presidentes da direção e do conselho fiscal da Basto Vida – Serviço de Ação Social e Cuidados de Saúde, Cooperativa de Interesse Público de Responsabilidade Limitada.

Durante a reunião camarária foi retirado o ponto referente ao projeto técnico de execução no âmbito da ‘Requalificação do Topo Norte do Parque Urbano de Cabeceiras de Basto’ e incluída uma proposta referente ao saneamento da Rua de Santa Senhorinha, em Basto.

De entre outros assuntos, foram aprovados pelo Executivo Cabeceirense mais dois pedidos de apoio à natalidade no montante de mil euros, bem como isentados seis munícipes do pagamento das taxas de frequência das piscinas municipais.

Scroll