CLDS 4G/Projeto Vivências dinamizou ação de reflexão e balanço de final de atividade
Iniciativa permitiu demonstrar o trabalho desenvolvido no concelho desde maio de 2019
14 de dezembro, 2022
O presidente da Câmara Municipal Francisco Alves, também ele na qualidade de presidente da Basto Vida, marcou ontem, dia 13 de dezembro, presença na sessão de abertura da iniciativa ‘Construção de Pontes no Social’, ação do CLDS 4G/Projeto Vivências que encerrará o seu trabalho no final deste ano de 2022.
A sessão de abertura contou com as intervenções do autarca Francisco Alves e de Fátima Miguel do Instituto da Segurança Social de Braga.
Esta iniciativa permitiu demonstrar o trabalho desenvolvido no concelho desde maio de 2019, altura em que o projeto se iniciou, tendo sido igualmente uma oportunidade para refletir sobre a importância destes projetos no território.
Tratou-se de uma ação diferenciadora, demonstrativa de uma visão holística dos problemas psicossociais, salientando o trabalho em rede/parceria e agregador dos diferentes saberes, capacidades e competências relevantes da comunidade.
Participaram neste evento, que decorreu ao longo do dia de ontem na Casa do Tempo de Cabeceiras de Basto, representantes dos vários parceiros locais e regionais do CLDS 4G/Projeto Vivências, bem como alunos do Externato de S. Miguel de Refojos.
Na hora de balanços, Francisco Alves, agradeceu todo o trabalho e empenho da equipa do CLDS 4G/Projeto Vivências, bem como de todos os parceiros que estiveram envolvidos nas inúmeras atividades dinamizadas ao longo de quase três anos e meio.
Nas palavras de Fátima Miguel, o projeto do CLDS “deu um salto em relação a outros projetos”, destacando “o trabalho e a colaboração entre todos”. Enumerando as temáticas essenciais à reflexão na rede social, Fátima Miguel disse que “hoje as necessidades são outras e há que refletir o território em parceria e fazer o diagnóstico das necessidades”.
O programa contou, ainda, com a realização de duas apresentações dedicadas às temáticas ‘Soluções inovadoras para os problemas sociais’ e ‘Comunicação e emoções na gestão social’, a primeira a cargo de Helena Loureiro do Portugal Inovação Social – Região Norte e a segunda da responsabilidade de Sofia Andrade, psicóloga clínica, coach e mentora do programa ‘Carreira GPS’.
A jornada de trabalho e reflexão encerrou com a palestra motivacional ‘Dar ao Pedal – Um Guia para a Vida’ protagonizada pelo professor universitário e investigador Jorge Sequeira.
O CLDS 4G/Projeto Vivências promoveu, durante o período de vigência, a realização de inúmeras iniciativas em parceria com diferentes entidades nas áreas da procura ativa de emprego, empreendedorismo, ações dirigidas às famílias, população idosa e comunidade em geral, bem como ações relacionadas com a mitigação da pandemia Covid-19.