Cabeceiras de Basto associa-se ao movimento «Outubro Rosa»
Sensibilizar e alertar a população para a prevenção do cancro da mama
21 de outubro, 2022
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto aceitou o desafio do Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro para se associar ao ‘Outubro Rosa’, movimento que tem como objetivo sensibilizar e alertar a população para a prevenção do cancro da mama, o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o cancro da pele) e corresponde à segunda causa de morte por cancro, na mulher.
Até ao dia 30 de outubro, o edifício dos Paços do Concelho ficará iluminado de rosa, ação do município que contribuirá para a criação de uma verdadeira ‘onda rosa’ na prevenção do cancro da mama.
No âmbito desta iniciativa ‘Outubro Rosa’, a Câmara Municipal associa-se também ao Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, cuja equipa de Saúde delineou, também, um conjunto de ações de sensibilização para o cancro da mama com o intuito de homenagear as mulheres com esta doença.
Na sequência do desafio lançado ao Agrupamento de Escolas pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, os alunos são convidados a dar passos assinalando os 350 mil rastreios realizados em 2021 ao cancro da mama. Desta forma, cada aluno do jardim de infância é convidado a dar 50 passos, os alunos do 1.º ciclo 100 passos, os alunos do 2.º ciclo 200 passos e os estudantes do 3.º ciclo 300 passos.
Paralelamente, à divulgação de material informativo na escola e nas redes sociais, no próximo dia 27 de outubro, toda a comunidade é convidada a participar no ‘Dia Rosa’ vestindo uma peça cor-de-rosa pela prevenção do cancro da mama.
Participar está ao alcance de todos!