Reabilitação do Parque Urbano Florestal em marcha
Projeto apresenta um investimento superior a 80 mil euros comparticipado por fundos comunitários
14 de setembro, 2022
A Câmara Municipal viu, recentemente, aprovada a candidatura a fundos comunitários para a Reabilitação do Parque Urbano Florestal de Cabeceiras de Basto. A obra deverá ter início no próximo ano.
Trata-se de um projeto de cariz ambiental que prevê a limpeza, desmatação e modelação de terreno, assim como plantação de árvores e arbustos autóctones no Parque Florestal implantado em pleno centro da vila de Cabeceiras de Basto.
Prevê, ainda, a beneficiação/instalação de mobiliário urbano adequado.
O projeto que incidirá sobre uma área de cerca de 7.500 metros quadrados tem como objetivo aumentar o conforto microclimático, controlando a entrada de luz natural e exposição solar sobre as edificações do centro da vila.
A Reabilitação do Parque Urbano Florestal de Cabeceiras de Basto surge no âmbito da estratégia de regeneração ecológica prevista no PIAAC do Ave, valorizando a paisagem e a biodiversidade, explorando potencialidades de adaptação às alterações climáticas.
O projeto apresenta um investimento superior a 80 mil euros, sendo comparticipado em 75 mil euros por fundos comunitários, no âmbito do Compete 2020.