Conteúdo

Câmara Municipal atribuiu novos topónimos

Deliberações da última reunião do Executivo Municipal

26 de agosto, 2022
Câmara Municipal atribuiu novos topónimos
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto aprovou por unanimidade, no decurso da sua última reunião de 19 de agosto, a proposta da Comissão Municipal de Toponímia de atribuição de topónimos de alguns arruamentos das freguesias de Arco de Baúlhe e Vila Nune; de Gondiães e Vila de Cunhas; de Refojos de Basto, Outeiro e Painzela; e ainda da freguesia de Riodouro.
A atribuição de topónimos é um meio para as pessoas se identificarem no espaço e se orientarem, permitindo a fácil localização de imóveis ou outros fenómenos. Para além de conduzir ao ordenamento toponímico, permitirá salvaguardar o valor cultural e histórico dos lugares, dos territórios e das pessoas.

No decurso daquela reunião camarária, o executivo municipal aprovou, também por unanimidade, manter parecer desfavorável relativamente ao pedido da Direção Geral de Energia e Geologia referente à prospeção e pesquisa de depósitos minerais (ouro, prata, lítio e outros depósitos minerais ferrosos e minerais metálicos associados) em território cabeceirense.

De entre outros assuntos, foi aprovado mais um pedido de apoio à natalidade, assim como protocolos de colaboração com o Clube Equestre de Basto, com a Associação de Defesa dos Interesses Agrícolas, Florestais e Animais, com a Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes e com a Delegação do Arco de Baúlhe da Cruz Vermelha Portuguesa.
Scroll