Conteúdo

Município assinala Dia Internacional do Livro Infantil

Passatempo «E SE EU FOSSE UM BICHO??» promovido pelas bibliltecas do concelho

2 de abril, 2010
Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho
No âmbito das comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil, que decorrem a 2 de Abril, data que assinala também o nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Anderson, a Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas lançou um passatempo que procura motivar as crianças para a pesquisa sobre a variedade de animais que povoam a terra.
Uma iniciativa, que este se associa ao Ano Internacional da Biodiversidade e à qual o Município de Cabeceiras de Basto prontamente aderiu partilhando o objectivo de convidar todos a celebrar a vida na Terra e a proteger a diversidade biológica.

Assim, a Biblioteca Municipal de Cabeceiras de Basto – Dr. António Teixeira de Carvalho, a Biblioteca Infanto-Juvenil da Casa da Cultura e as Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos de Rejofos e de Arco de Baúlhe associaram-se a estas comemorações e estão a promover o Passatempo – E SE EU FOSSE UM BICHO??

Dirige-se a todas as crianças entre os 8 e os 12 anos, que queroram participar, procurando encontrar, na Biblioteca Municipal, na Biblioteca da Casa da Cultura, ou na biblioteca da sua escola, livros que falem de animais ou que tenham um animal como personagem principal.

Após documentar-se sobre um animal pelo qual nutra grande simpatia, procurando saber mais informação sobre o seu habitat, o seu comportamento, se está ou não em vias de extinção, etc., o participante deve depois, imaginar que é um repórter ou um jornalista famoso e redigir um pequeno texto (máximo 2 páginas A4) sobre o animal escolhido. Justificando a escolha do tema e apoiando-se em razões concretas, mas também subjectivas, podem iguamente imaginar-se um dos animais (e se eu fosse um bicho???) e escrever um conto, uma banda desenhada ou um poema.

Os textos deverão ser enviados por e-mail para dsl@dglb.pt ou pelo correio para Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, Campo Grande, 83 - 1º, 1700-088 Lisboa, até 2 de Maio. Deve ainda constar o teu nome, idade, morada, telefone e escola.

O Júri, constituído por elementos da DGLB e do Plano Nacional de Leitura, seleccionará os 10 melhores textos até final do mês de Maio. Os vencedores receberão prémios em Livros e um cartaz de Madalena Matoso sobre o Dia Internacional do Livro Infantil. Os trabalhos seleccionados serão publicados no site da DGLB.

Ao aderir a este tipo de iniciativas, a Cãmara Municipal de Cabeceiras de Basto está a contruir para incutir hábitos de leitura e de escrita, contribuindo simultaneamente para a dinamização destes espaços de educação, formação e cultura, como são as Bibliotecas municipais e escolares.
Scroll